Atualizado em: 22 de abril de 2024 às 13:11h

Autor: Equipe Sogo

Comissão de Saúde e Assistência Social da Câmara de Petrolina visita Unidades de Saúde na área irrigada

A convite da vereadora Samara da Visão (PSD), a Comissão de Saúde e Assistência Social da Câmara de Petrolina, presidida por Cesar Durando (DEM) e tendo Zenildo do Alto Cocar (MDB) como relator e Marquinhos Amorim (Republicanos) como secretário, visitou Unidades de Saúde dos projetos C-3, N-6, N-7, N-8 e N-9 na manhã desta sexta-feira […]

17/04/2021 13h52 Atualizado há 3 anos atrás

A convite da vereadora Samara da Visão (PSD), a Comissão de Saúde e Assistência Social da Câmara de Petrolina, presidida por Cesar Durando (DEM) e tendo Zenildo do Alto Cocar (MDB) como relator e Marquinhos Amorim (Republicanos) como secretário, visitou Unidades de Saúde dos projetos C-3, N-6, N-7, N-8 e N-9 na manhã desta sexta-feira (16).

Para a vereadora Samara da Visão, moradora do N-7, a ida da Comissão às Unidades de Saúde é importante para que as deficiências sejam mostradas e os encaminhamentos levados à prefeitura. A Unidade Básica de Saúde (UBS) do N-7, por exemplo, tem estrutura precária, falta de tratamento odontológico e demanda de atendimentos maior do que das outras Unidades e possui apenas duas salas para atendimento. Para a vereadora, o ideal é que seja construída uma nova UBS.

A Unidade do N-9, inaugurada em fevereiro de 2021, tem ajudado a diminuir a procura pela UBS do Pedra Linda e facilitado o acesso dos moradores do projeto aos serviços de saúde. “Foi uma conquista grande, pois o pessoal não precisa mais se deslocar para outro local. Evidentemente, faltam alguns ajustes, como de informatização, que já está em licitação, mas nós, da Comissão de Saúde, vamos continuar cobrando”, disse Zenildo do Alto Cocar.

Na UBS Adão Nunes da Silva, no C-3, existe a necessidade de limpeza da área externa, de manutenção do portão, do ajuste do abastecimento de água, pois, por problemas no reservatório, há momentos de falta de água. Há atendimento médico, odontológico, de enfermagem e vacinação. Conforme Tatiana Freire, dentista da Unidade, “não falta nada para o atendimento odontológico. Agora temos aparelho de raio-x e de raspagem e materiais de insumo não têm faltado. Mas precisamos de maior reconhecimento salarial”. César Durando também elogiou os consultórios odontológicos dos locais visitados, observando a presença de bons equipamentos e dos cuidados dos profissionais.

As principais necessidades da Unidade de Saúde da Família do N-8 são de ter acesso a uma ambulância social, que poderia ser utilizada por mais 4 UBS, e um horário maior para atendimentos; no entanto, para que isto seja possível, a equipe de profissionais precisa ser aumentada. Por a Unidade ter uma ampla estrutura, com 15 salas, há a ideia de ela tornar-se uma espaço de pronto-atendimento, funcionando 24h e abarcando as demandas dos projetos C-3, N-6, N-7, N-8 e N-9. Para César Durando, a ideia é que o N-8 possa ser um centro que atenda pessoas de outras áreas de irrigação.

Luciana Caldas, enfermeira da UBS do N-6, informou à Comissão que “a Unidade é nova, os setores funcionam bem e não há grandes dificuldades”.

“Pudemos ver de perto as demandas das comunidades, as disparidades de cada Unidade. Ouvimos bem os funcionários, as coordenações e sentimos de perto o clima”, disse Marquinhos Amorim. César Durando, presidente da Comissão de Saúde, afirmou que é importante esse trabalho de “estar analisando, verificando o andamento e o trabalho de cada posto de saúde do nosso município. Aqui estamos, na área irrigada, e é importante porque escutamos o coordenador do posto, o médico, o enfermeiro e, em cima disso, levamos para o prefeito, para a secretária de saúde e vemos de que forma podemos melhorar o sistema de saúde da nossa cidade”.