8 DE MARÇO É DA MULHER

por waldiney — publicado 08/08/2007 21h58, última modificação 20/09/2016 11h16
Bancada feminina na Câmara é a maior da história do Poder Legislativo petrolinense, são 6 vereadoras: Jusária Souza, Maria Elena, Anatélia Porto, Cristina Costa, Raimunda Sol Posto e Márcia Cavalcante.
8 DE MARÇO É DA MULHER

BANCADA FEMININA DE PETROLINA

As mulheres do Século XVIII eram submetidas à um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais

O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, está intimamente ligado aos movimentos feministas que buscavam mais dignidade para as mulheres e sociedades mais justas e igualitárias. É a partir da Revolução Industrial, em 1789, que estas reivindicações tomam maior vulto com a exigência de melhores condições de trabalho, acesso à cultura e igualdade entre os sexos. As operárias desta época eram submetidas à um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais.

Dentro deste contexto, 129 tecelãs da fábrica de tecidos Cotton, de Nova Iorque, decidiram paralisar seus trabalhos, reivindicando o direito à jornada de 10 horas. Era 8 de março de 1857, data da primeira greve norte-americana conduzida somente por mulheres. A polícia reprimiu violentamente a manifestação fazendo com que as operárias refugiassem-se dentro da fábrica. Os donos da empresa, junto com os policiais, trancaram-nas no local e atearam fogo, matando carbonizadas todas as tecelãs.

Em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres, realizada na Dinamarca, foi proposto que o dia 8 de março fosse declarado Dia Internacional da Mulher em homenagem às operárias de Nova Iorque. A partir de então esta data começou a ser comemorada no mundo inteiro como homenagem as mulheres.

Na sessão da última quarta-feira (04) a data foi lembrada com antecipação por alguns vereadores que enfatizaram a importância da homenagem e, sobretudo a necessidade de se realizar um trabalho mais eficaz no combate a violência contra a mulher fato que vem crescendo muito nos últimos anos principalmente em nosso Estado e Cidade.

Também foram homenageadas as mulheres que hoje compõem o Poder Legislativo Municipal. Em particular, a mulher está bem representada na Câmara Municipal de Petrolina, pela primeira vez na história seis mulheres ocupam cadeira no legislativo municipal, são elas: Jusária Souza, Maria Elena, Anatélia Porto, Cristina Costa, Márcia Cavalcante e Raimunda Sol Posto.