A pedido da vereadora Maria Elena, AMMA apresenta programa Nossa Praça em sessão plenária da Câmara Municipal

por Waldiney Passos publicado 05/10/2019 00h20, última modificação 05/10/2019 00h20
O supervisor do programa, Aluísio Gomes, respondeu aos questionamentos dos vereadores e apresentou detalhes do programa que tem como finalidade a preservação das praças numa parceria do poder público municipal, sociedade e empresariado petrolinense.

Por quase duas horas, o supervisor ambiental da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), Aluísio Gomes, apresentou aos vereadora detalhes do programa Nossa Praça, iniciativa da Prefeitura em parceria com a comunidade e os empresários petrolinenses. A presença do supervisor à Casa Plínio Amorim é fruo de requerimento da vereadora Maria Elena de Alencar, diante da atuação do programa que tem feito grandes mudanças em praças adotadas pela programa, mas as que estão sem essa adoção, como o programa vem atuando.

A vereadora explicou o convite feito ao supervisor. "Eu chamei Aluísio aqui, porque estão se transformando os equipamentos públicos desta cidade e de um viés moderno. Aluísio estudou a fundo esse projeto. E essa parceria jpa produziu muito em transformação diante dessa parceira. E de nossa parcela, fizemos o levantamentos de todos os equipamentos públicos, monumentos, de nossa cidade como o projeto do Monumento do Centenário que ficou pronto quando a gente estava à frente da secretaria municipal de Cultura, Turismo e Esportes", assinalou Maria Elena.

Aluísio ainda lembrou que frequentou em 2002 o legislativo, como suplente assumiu o mandato. Também citou o irmão Edvaldo Gomes, um dos mais destacados legisladores de Petrolina e que dá seu nome ao plenário da Casa Plínio Amorim.

Aluísio citou a primeira fase do programa que surgiu em 2004, no governo do então prefeito Fernando Bezerra Coelho. Agora voltou de uma forma mais atual. "A proposta é atrair empresas que exploram com publicidade do espaço o nome da empresa e em alguns pontos, a própria comunidade cuida dessas praça", relatou Aluísio.

Aluísio também citou a parceria da Compesa que deu um desconto para os custos com água para manter as árvores e os espaço verdes bonitos.

O supervisor citou pontos já revitalizados como na Avenida das Nações que tem como parceira a Havan, a Hercom, MV Jóias. "É o espírito de cidade sustentável, quando as pessoas usufruem dos equipamentos", explicou Aluísio. Na Praça Kennedy ou dos Pracinhas, teve um investimento de R$ 180 mil pela Faculdade FTC. Outro a ser citado foi o monumento da integração irrigada duas horas por dia com sistema autônomo. Ainda iram citados os equipamentos próximos ao Petrolina Palace Hotel e á Praça do Bambuzinho.

"Estamos finalizando a revitalização das avenidas Souza Filho e praça do Bambuzinho, inclusive vamos recuperar a fonte que é histórica naquele espaço", disse Aluísio Gomes.

Os vereadores parabenizaram a administração municipal e ao supervisor pela coordenação do projeto e fizeram reivindicações para novas revitalizações não apenas nas áreas centrais, mas nas periferias também.

Por Cinara Marques

Foto: Jean Brito