Câmara aprova homenagens com Medalha de Honra Mérito Legislativo Dom Malan; entre os homenageados os Padres Pedro e Givanildo e a Apami

por Waldiney Passos publicado 18/09/2019 05h03, última modificação 18/09/2019 05h03
Ainda na pauta, os vereadores apresentaram e aprovaram requerimentos e indicações, atendendo demandas da população petrolinense.

Uma pauta que veio cheia e com muitos projetos, requerimentos e indicações. Projetos como dos que irão conceder a Medalha de Honra Mérito Legislativo Dom Malan, principal honraria da Câmara de Petrolina/PE.. Um desses decretos legislativos de concessão da Medalha Dom Malan é de autoria do vereador Ronaldo Cancão, primeiro vice-presidente da Casa.

Cancão teve aprovado na sessão desta terça-feira, 17-09, a Medalha de Honra Mérito Legislativo Dom Malan para a Apami quq exerce um papel importante do atendimento a saúde municipal. Outra matéria de Cancão, denomina a avenida principal do Assentamento José Almeida de Deputada Isabel Cristina.

"Isabel Cristina, uma guerreira. Convivi com ela então vice-prefeita do prefeito Fernando Bezerra Coelho. Isabel Cristina venceu o preconceito e venceu os desafios. Chegou à Assembleia Legislativa. Essa denominação destinei porque sei que essa comunidade tinha sua luta', esclareceu Ronaldo, lembrando que o PL é de autoria também da vereadora Cristina Costa.

Já a vereadora Maria Elena de Alencar, falou de sua homenagem Philarmômica 21 de Setembro. "A Philarmônica 21 de Setembro cumpre com o papel de divulgar a boa música seja na cidade ou no interior. Ela é patrimônio que está à altura para se apresentar ao públicos mais refinados. Esse papel a nossa Orquesta Philharmônica cumpre muito bem e pro isso tornar lei, essa presença desse nosso patrimônio nos principais eventos de nosso município", assinalou a vereadora.

O Padre Givanildo José que por 11 anos atuou na região do bairro Cosme e Damião, agora transferido para a Paróquia do bairro Areia Branca, receberá a Medalha Dom Malan, através do vereador Manoel da Acosap. "O padre Givanildo deixou muita saudade na Paróquia Santa Luzia e tem bastante serviço prestado à comunidade católica de Petrolina", justificou Acosap, lembrando que a entrega da honraria acontecerá dia 30 quando o Padre fará 13 anos de ordenação. O vereador lembrou que Padre Givanildo é o diretor da Rural FM.

O vereador Ronaldo Silva aproveitou para comentar a grande participação dos moradores dos residenciais do programa Minha Casa Minha Vida na audiência pública de sua autoria, ocorrida na última sexta-feira, dia 13. "Quem diz que audiência pública não serve de nada, não sabe da importância desse trabalho. Já estamos tratando de pontos que apontamos no debate e nosso mandato está contratando um advogado para acompanhar as famílias dos residenciais em suas demandas", disse Rinaldo Silva, registrando o importante trabalho do prefeito Miguel Coelho em implantar novas pavimentações seja na cidade ou na zona rural que terá o serviços nos próximos dias.

O vereador Osinaldo Souza parabenizou o prefeito Miguel Coelho pela autoria do projeto que isenta os templos religiosos de cobrança de taxa como a do IPTEU, um pleito antigo dos que fazem a bancada evangélica na Casa Plínio Amorim.

"Essa é mais uma de grandeza do prefeito que sai na frente até que do Congresso Nacional ao isentar os tempos religiosos de cobranças de taxa", destacou  Osinaldo. Aparteando Osinaldo, o vereador Alvorlande Cruz lembrou que foi autor de outro importante projeto para o segmento evangélico quando aprovou doação de terrenos para a construção de igrejas.

"Profetizar a fé não tem preço e o prefeito com esse gesto largo, ajuda aos que formam esses igrejas, a fazerem com que eles trabalhem nessa missão de fé, mais tranquilos e atendendo a cada vez mais pessoas", assinalou Alvorlande.

Por Cinara Marques

Foto: Jean Brito