Câmara concede Medalha de Honra Mérito Legislativo Dom Malan ao Professor Godoy

por Waldiney Passos publicado 10/08/2019 16h50, última modificação 10/08/2019 18h15
Sessão solene reuniu familiares, amigos, ex-alunos, colegas de profissão, de evangelização e convidados do homenageado. A honraria foi fruto do projeto de decreto legislativo do vereador Aero Cruz.

Godoberto Reis dos Santos tem história e serviços prestados à Petrolina/PE. Professor formador de várias gerações, docente em várias escolas do estado nesta que é a maior cidade do sertão pernambucano, o Professor Godoy ainda se destacou nos campos de futebol da região e atua já há alguns anos na Pastoral Familiar da Igreja da Paróquia São Paulo, do bairro Areia Branca.

 ‘Seu Godoy’ como também costuma ser chamado, tem outra marca em Petrolina. Ele é considerado um dos craque de bola que já passaram pelo futebol da principal cidade. Os conhecedores e amantes do principal esporte do país, sempre destacam sua grande contribuição para o futebol petrolinense.

Godoy era uma das estrelas do time Caiano que disputou entre as décadas de 1970 e início de 1990, a hegemonia da torcida petrolinense com os times do Palmeiras de Atrás da Banca e o América da Areia Branca. Godoy levou seu talento também para times do futebol amador da vizinha Juazeiro da Bahia.

MEDALHA

Toda essa bagagem de professor, jogador e evangelizador, justificaram o projeto de decreto legislativo de autoria do vereador Aero Cruz, líder do governo na Câmara Municipal, para conceder ao Professor Godoy a Medalha de Honra Mérito Legislativo Dom Malan. A sessão solene presidida pelo primeiro vice-presidente da Casa Plínio Amorim, vereador Ronaldo Luiz de Souza (Ronaldo Cancão), foi marcada pela emoção da família, amigos, admiradores do professor e de todos que fazem o legislativo petrolinense.

Aero disse em sua fala na tribuna da Câmara que conheceu o homenageado da noite através do filho dele, o também professor Godoberto dos Reis Filho que na então gestão do ex-prefeito e hoje senador Fernando Bezerra Coelho, estava à frente do Sindicato dos Servidores Públicos de Petrolina. Segundo o autor da homenagem, que na época atuava na gestão também, Godoberto era o intermediário do diálogo entre os funcionários e o governo e desde então, construiu essa amizade com a ‘família Godoy’. 

"Me tornei amigo de Godoberto Filho e não demorou muito, numa visita feita a sua casa, conheci Seu Godoy. Fiquei impressionado com a história, a sabedoria desse grande nome que nossa cidade possui. E como não poderia deixar de ser, me tornei amigo de Seu Godoy também e nos aproximamos ainda mais durante minha campanha quando Márcia, uma das filhas dele, esteve comigo, outra grande amiga. Estreitei a amizade, e levado por essa história que me emociona e impressiona, hoje estou aqui prestando essa homenagem ao Seu Godoy”, destacou o vereador Aero Cruz.

Falando em nome da família, o filho Godoberto Reis Fiilho registrou a trajetória do pai a admiração que sempre sentiu de ser seu filho e o exemplo que é para ele, os irmãos, netos e toda a família. Para completar, Godoberto citou a atuação do Professor Godoy como homem comprometido com todos que o cerca e tendo como base o trabalho de evangelização que faz há muitos anos, construiu um laço forte de amizade e respeito no bairro Areia Branca e entre todos que fazem a igreja Católica de Petrolina ou quem o conhece. Godoberto fez questão de destacar esse legado que o pai tem construído em Petrolina.

 “Eu conheço sim um grande homem, meu pai. Seu exemplo, sua amizade, seu compromisso com as pessoas. Tudo faz sentido para todos nós. Ele é exemplo vivo e traz sempre o céu para junto de nós”, registrou Godoberto Filho.

O homenageado agradeceu a honraria, relatou sua emoção diante da família, amigos e convidados, destacou a amizade e esse sentimento que classifica como símbolo da união entre todos e disse ao autor Aero Cruz que o sentimento de carinho é reciproco.

“Inicio minha fala primeiramente, agradecendo a Deus, ao vereador Aero Cruz, a minha família e a todos que se fazem aqui presentes neste momento e especialmente a minha companheira de todas as horas, minha esposa Justina. Todos fazem parte da minha história. Me ajudaram a construí-la com muito esforço, dedicação, sempre no caminho do bem, fazendo o que é certo. Agradeço a todos que fazem a Câmara de Vereadores de Petrolina por me conceder e passar a fazer parte da história desta Casa”, assinalou Seu Godoy.

 FALAS

Para o vice-presidente da Mesa Diretora do Poder Legislativo petrolinense, a Casa faz justiça a um dos nomes mais importantes dos campos da educação e dos desporto da cidade. “Ele como eu sempre fez muito por nosso futebol. Um grande destaque em campo. Tenho a honra de ser a pessoa a profissionalizar o futebol de Petrolina e Seu Godoy teve grande participação nesse momento”, afirmou Ronaldo Cancão.

Outro a lembrar desses dois legados de destaque da história do professor Godoy Reis na cidade, foi o vereador José Batista da Gama. “Godoy junto com Pilar foram os grandes nomes do futebol amador de Petrolina. Eu como árbitro desses grandes momentos do esporte em nossa cidade, sei da importância do amigo e professor Godoy para o esporte e a educação de nossa Petrolina. Justa homenagem colega Aero Cruz”, disse.

Já Ronaldo Silva lembrou como morador do bairro Areia Branca, a exemplo do homenageado, da importância do Professor Godoy como homem da evangelização. “Todos que chegam para lhe pedir uma palavra de apoio em momentos difíceis, sempre encontram em Seu Godoy uma palavra de apoio, de força e saem bem melhor”, declarou Ronaldo Silva.

Representando o prefeito Miguel Coelho na sessão, o secretário municipal de Governo e Agricultura, Simão Durando Filho, ressaltou a importância do agraciado com a honraria para a educação, como foi seu pai, o ex-prefeito Professor Simão Durando. Ele classificou a noite como de entrelaçamento e de muita história.

"Uma feliz coincidência tive ao saber que o Professor Godoy assim como meu pai foi diretor do Polivalente hoje Escola Estadual Eduardo Coelho. A homenagem do vereador Aero simboliza a importância do educador, como foi meu pai que criou todos os filhos através desse ofício que não é fácil, mas fez por onde seguíssemos seu exemplo, o caminho da educação e formação. Essa é uma noite de entrelaçamento e de história. Parabenizo o vereador Aero Cruz por conceder essa justa homenagem ao Professor Godoy e para mim, é um honra estar aqui presente", salientou Simão Filho.

 

 

 



Por Cinara Marques

Fotos: Divulgação

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.