Câmara concede título de cidadão petrolinense e Medalha Dom Malan a José Inácio Antônio de Lima

por Waldiney Passos publicado 05/10/2019 18h50, última modificação 05/10/2019 18h56
O homenageado tem um legado de serviços prestados à Petrolina, em especial à comunidade do Bom Jardim, zona rural do município. A autoria das homenagens foi do vereador Ronaldo Silva.

Uma vida marcada por servir as pessoas. Esse foi apenas um dos motivos que levou o vereador Ronaldo Silva, a apresentar na Câmara de Vereadores de Petrolina/PE os projetos de decretos legislativos que concedem o título de cidadão petrolinense e a Medalha de Honra Mérito Legislativo Dom Malan ao senhor José Inácio Antônio de Lima. O homenageado tem um histórico de vida marcado por servir á Petrolina, especialmente ao povo da comunidade do Bom Jardim, na zona rural do município.

Seu Inácio, ao lado da sua esposa, Dona Josefa Guilhermina construiu uma família com muitos filhos que seguiram o exemplo dos pais, como os demais descendentes, todos presentes na sessão solene de entrega das homenagens realizada nesta sexta-feira, dia 4, no plenário Dr.. Edvaldo Gomes da Casa Plínio Amorim.

Para o autor da honraria, ao conhecer a vida de Seu Inácio, levada ao seu conhecimento por meio de amigos comuns, tinha certeza que deveria registrar para a história esse legado, reconhecidos agora com a cidadania petrolinense e principal comenda do poder legislativo da maior cidade do sertão pernambucano.

"Seu Inácio tem história, por isso merece ter as maiorias honrarias que a Casa Plínio Amorim dispõe. Uma vida que tem exemplo como foi Dom Malan e agora como filho de Petrolina, aumenta sua responsabilidade com a história de nossa cidade", discursou Ronaldo Silva ao justificar a homenagem a esse filho de Riacho das Almas, no agreste pernambucano e que se tornou cidadão de fato de Petrolina.

Outros colegas de Ronaldo falaram pela homenagem concedida, a exemplo do primeiro vice-presidente da Câmara, vereador Ronaldo Souza (Ronaldo Cancão, que presidiu a sessão solene.

"O exemplo de Seu Inácio deve ser seguido e a homenagem dada por esta Casa é mais do que justa. Ele, entre outras coisas, deu oportunidades para as pessoas prosperarem", ressaltou Cancão.

Para o vereador José Batista da Gama, assim como o grande nome que batizou a principal comenda da Câmara Municipal de Petrolina, o homenageado da noite também é um visionário. "E nunca fez distinção em receber as pessoas na sua casa. Sempre recebeu as pessoas com a sua humildade e bondade tão marcantes em sua vida", disse.

Ainda falou sobre o legado de Seu Inácio Lima o vereador Alvorlande Cruz. "Quem conhece a história de Seu Inácio, está feliz pela homenagem que esta Casa lhe concede nesta noite. Parabéns a todos os colegas por esse justo reconhecimento", acrescentou Alvorlande.

Em nome da família, o afilhado do homenageado fez os agradecimentos ao legislativo de Petrolina. "Nós agradecemos ao vereador Ronaldo Silva e demais vereadores pela homenagem que seu José Inácio. Através dessa homenagem, Petrolina passa a conhecer a história de Seu Inácio. A família estar imensamente agradecida", discursou William Cristovão.

Amigo e responsável por trazer ao vereador Ronaldo Silva, o histórico de prestação de serviços de José Inácio de Lima à Petrolina e ao povo do Bom Jardim, o empresário José Alírio detalhou ainda mais motivos para referendar as condecorações da noite.

"Tem um legado na educação, me ajudou em muitas solicitações para levar conhecimento ao povo de nosso interior. Ajudou na construção da primeira sala de aula do Bom Jardim. A família está feliz e satisfeita pelo reconhecimento dos vereadores a essa história de vida tão marcante de Seu José Inácio", descreveu.

Além de familiares, amigos e convidados, ainda compareceram à sessão solene os vereadores Aero Cruz, Gaturiano Cigano e Cícero Freire.

HISTÓRICO

José Inácio Antônio de Lima nasceu em 26 de julho de 1930 em Riacho das Almas/PE. Casado com Dona Josefa Guilhermina e tem seis filhos, 21 netos e 19 bisnetos. Agricultor, exerceu outras atividades profissionais, sem nunca deixar de lao, melhorar a qualidade de vida da comunidade. No Bom Jardim tem vários exemplo de um trabalho de dedicação e os que vivem na localidade, reconhece esse esforço, exemplo e dedicação de Seu Inácio por todos.

 

 

 

Por Cinara Marques

Foto: Divulgação

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.