Câmara de Serra Talhada discute projeto de interligação do Rio Tocantins e agressões e degradações do Rio São Francisco

por Natalia publicado 12/04/2018 14h34, última modificação 12/04/2018 14h34

O deputado federal Gonzaga Patriota, em sua incansável luta para salvar o “Velho Chico”, participou nesta quarta-feira (11) em Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco, de uma audiência pública que trata da Interligação do Rio Tocantins com o Rio São Francisco.

A audiência teve como objetivo debater o  projeto de lei nº 6569/13 de sua autoria, que trata da transposição do rio Tocantins, que já foi aprovado por unanimidade pela Câmara dos Deputados e aguarda apreciação do Senado.

O projeto também prevê a inclusão no Plano Nacional de Viação e Obras, da interligação entre o Rio Tocantins e o Rio Preto, com o propósito de assegurar a navegação desde o Rio São Francisco até o Rio Amazonas.

O Projeto de Integração do Rio São Francisco tem por objetivo garantir a segurança hídrica para mais de 390 municípios do Nordeste Setentrional, distribuídos nos estados de PE, PB, RN e CE. De acordo com o governo federal, 390 cidades serão abastecidas pelas águas da transposição até 2025.

O vereador Ronaldo Luiz de Souza da Câmara Municipal de Petrolina, na sua palestra fez um relato da viagem que fez no baixo, médio e alto São Francisco indo até a nascente do Rio São Francisco na Serra da Canastra em Minas Gerais. No seu relato contou em detalhes as agressões e degradação ao Rio São Francisco , bem como os depoimentos de ribeirinhos que moram as margens do Rio São Francisco. O Vereador foi aplaudido pelo brilhante trabalho que ele desenvolveu em defesa do Rio São Francisco. Logo após o termino da audiência publica, ele foi convidado a fazer juntamente com o Deputado Gonzaga Patriota uma outra audiência publica na cidade de Sertania para debater o assunto em defesa do Rio São Francisco. Ficou acordado que a audiência publica deverá acontecer no Final do mês de maio.

Além do deputado Gonzaga Patriota, autor do projeto, participaram da audiência pública na Câmara de Vereadores de Serra Talhada, o prefeito Luciano Duque, o vereador que indicou o encontro, André Maio, o Presidente da Câmara de Vereadores de Serra Talhada, Nailson Gomes, mais os vereadores de Serra Talhada, Antônio de Antenor, Agenor de Melo, Manoel Enfermeiro, Pinheiro do São Miguel e Paulo Melo.

Ainda o ex-vereador de Serra Talhada, Pessival Gomes, o presidente do sindicato Rural de Serra Talhada, Flaviano Marques (Fabinho), o presidente do clube lojista de Serra Talhada, Marcos Godoy, alem do médico Dr. Fonseca.

Também estavam presentes o Presidente da Câmara de Carnauba, o pré-candidato a Deputado Alvinho Patriota e a vereadora de Salgueiro, Paizinha Patriota, além de demais e lideranças políticas.