Câmara Municipal homenageia professores com a Medalha de Honra ao Mérito Educacional Professora Isabel Cristina

por Waldiney Passos publicado 14/10/2019 22h52, última modificação 14/10/2019 22h52
Comenda terá sua primeira edição este ano e foi criada através do projeto de decreto legislativo da vereadora e professora Cristina Costa. Cada vereador indicará anualmente na semana do professor, dois docentes para serem condecorados.

A Câmara de Vereadores de Petrolina/PE não deixará mais passar em branco o Dia do Professor celebrado neste 15 de outubro. Nesta terça, o poder legislativo petrolinense fará o lançamento da Medalha de Honra ao Mérito Educacional Professora Isabel Cristina, durante a sessão plenária marcada para iniciar às 9h.

A medalha nasceu do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 587/2018, de autoria da vereadora Cristina Costa, do Partido dos Trabalhadores (PT), que é professora aposentada. Cristina cumpriu o ofício durante trinta anos , encerrando a carreira como professora da rede estadual de ensino em Pernambuco.

Como profissional e legisladora, apresentou o PDL de instituição da comenda como mais uma forma de incentivo e o reconhecimento à categoria.

“São profissionais que merecerem todo respeito. Nenhuma cidade cresce ou se desenvolve sem o papel importante que eles desempenham na formação de uma sociedade”, declarou Cristina Costa.

A cerimônia será presidida em conjunto pela autora da homenagem e pela presidente da Comissão de Educação da Casa, vereadora e também professora, Maria Elena de Alencar com apoio da Mesa Diretora presidida pelo presidente vereador Osório Siqueira.

ISABEL CRISTINA

A Medalha de Honra ao Mérito Educacional leva o nome da professora e ex-vereadora Isabel Cristina de Oliveira, que dedicou sua vida è educação. Bastante conhecida e reconhecida em sua missão de ensinar, nas duas principais cidade da região: Petrolina e Juazeiro, Cristina Oliveira foi professora em escolas públicas e particulares, e atuou como professora universitária no campus da Universidade de Pernambuco,, em Petrolina.

Isabel Cristina lecionou ainda em Juazeiro nos Colégios Rui Barbosa e Edson Ribeiro. Em Petrolina, como integrante do corpo docente da rede estadual, atuou no  Paul Harris, EMAAF, e Escola de Petrolina e também no antigo Colégio Motiva, da rede particular de ensino.

Como sindicalista, fundou o SINTEPE – Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco, coordenação regional do sertão do São Francisco, organizando os profissionais em toda a região. Cristina . Ingressou na carreira política como vereadora, depois foi vice-prefeita  e deputada estadual. Faleceu em 2016, depois de lutar contra um câncer por nove anos.

Na sessão solene do Dia do Professor, cada vereador e vereadora, entregará a Medalha Isabel Cristina a dois profissionais em educação por eles escolhidos.

Por Cinara Marques

Maria Marlene de Souza Rodrigues
Maria Marlene de Souza Rodrigues disse:
15/10/2019 01h38
Homenagem bem merecida a professora Cristina Oliveira