Câmara recebe visita de alunos entre 9 e 11 anos do Centro Educacional Vivência dentro de projeto escolar sobre a política e o processo eleitoral democrático brasileiro

por Waldiney Passos publicado 13/11/2019 12h35, última modificação 13/11/2019 18h21
A visita integra o projeto 'Somos parte da mudança' que envolve crianças sobre o processo eleitoral de forma democrática e teve antes da visita aos poderes, simulações de campanha e eleições realizadas com a participação dos alunos e orientação dos professores.

Alunos do Centro Educacional Vivência, escola que integra a rede particular em Petrolina/PE, estiveram nesta terça-feira, 12,visitando a Câmara Municipal de Petrolina. A visita integra o projeto 'Somos parte da mudança' que envolve crianças e tem como finalidade, inserindo os alunos no processo eleitoral de forma democrática. A iniciativa teve antes da visita ao poder legislativo , a simulações de uma campanha eleitoral e eleições realizadas com a participação dos alunos e orientação dos professores.

Segundo a professora Flávia Menezes, coordenadora, a visita é parte de um projeto que ela vem desenvolvimento junto aos alunos desde o mês de agosto e que tem como assunto principal, o processo político eleitoral e feito de maneira democrática como ocorre no Brasil a cada dois anos.

"Falar de de democracia não é só coisa de adulto", disse a professora Flávia, coordenadora do projeto realizado pela Escola Vivência, localizada no bairro Atrás da Banca, região central de Petrolina. Segundo Flávia, o projeto iniciou em agosto com alunos do 4º e 5º ano e alunos entre 9 e 11 anos, movimento todos que fazem a escola.

"Chamou a atenção o envolvimento de todos, de pesquisar, de conversar com os pais, pesquisar na internet. Então a visão deles no começo dos trabalhos, foi mudando, á medida que eles passaram a se envolver mais junto com toda a comunidade escolar e as famílias. Eles assimilaram que falar de política é falar do passado, presente e futuro. Muito gratificante o resultado", destacou a professora Flávia, informando que houve eleições dentro do trabalho e hoje a turma elegeu o prefeito e vice-prefeito como resultado do projeto..

O vereador Osório Siqueira, presidente da Câmara Municipal, elogiou a iniciativa da escola e da professora e apontou esse como um bom exemplo de envolver as crianças de hoje para que a política continue sendo feita por pessoas que realmente vejam nesse processo, a forma de realizar ações de interesse da população.

"Agradecemos a escolha pela visita à Casa Plínio Amorim e que bom que a gente tem professores tão comprometidos com o futuro de nossa sociedade quando preparam crianças para que vejam desde pequenos a importância do processo democrático entre os poderes executivo e legislativo. Voltem sempre", disse Osório.

Por Cinara Marques

Foto: Jean Brito