Com quase toda a base da situação presente, vereador Alvorlande Cruz retorna à Câmara

por Waldiney Passos publicado 11/07/2019 22h35, última modificação 16/07/2019 20h26
Comandado pelo presidente da Casa Plínio Amorim, vereador Osório Siqueira, o ato de posse de Alvorlande ocorreu nesta quinta-feira, 11, no Gabinete da Presidência como determinado pela Justiça Eleitoral.

O ex-suplente e agora vereador Alvorlande Cruz, foi empossado nesta quinta-feira, dia 11, no Gabinete da Presidência da Câmara Municipal de Petrolina/PE, como determinado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PE). Alvorlande assume após a Justiça Eleitoral decidir no começa da semana, cassar o diploma de vereador de Domingos de Cristália, numa ação impetrada desde de sua posse pelo líder comunitário de Izacolândia, zona rural de Petrolina, Júlio Cesar Monteiro. Domingos poderá recorrer para suspender a decisão, mas fora das funções legislativas.

Com a posse desta tarde, Alvorlande emplaca seu terceiro mandato, ampliando a bancada da situação da Casa Plínio Amorim. Também irá atuar ao lado do irmão, o vereador Aero Cruz, líder do governo na Câmara. Os dois ficarão para a história do legislativo petrolinense, pois será a primeira vez que dois irmão atuam juntos na mesma legislatura. A solenidade foi prestigiada por quase todos os vereadores da situação.

Antes dos colegas falarem pelo retorno de Alvorlande ao Poder Legislativo, o presidente Osório Siqueira comandou a posse, encerrando o ato solene com o juramento do novo membro da Câmara petrolinense. Os vereadores também lamentaram a cassação do mandato do vereador Domingo de Cristália pela Justiça Eleitoral, cuja a vaga foi assumida por Alvorlande Cruz que era o primeiro suplente da coligação que elegeu Domingos.

"É vida que segue. A gente lamenta a situação do colega Domingos de Cristália, somos solidários, mas decisão jurídica não se questiona, se cumpre. Agradeço a presença de todos os vereadores, dos secretários de governo, imprensa e demais convidados. Desejo boas vindas para o vereador Alvorlande Cruz. Estamos de recesso só das sessões e sempre que for necessário ser convocado, estaremos aqui cumprindo nosso dever. Desejo sucesso Alvorlande, você que já é um vereador experiente. Peço a Deus para confortar nosso amigo Domingos", disse o presidente Osório Siqueira em sua fala.

Para Alvorlande que retorna ao poder legislativo, é uma honra contar com amigos e colegas presentes na sua posse em pleno recesso parlamentar. "Peço a Deus que me guie, me conduza e faça o melhor para a nossa sociedade. Me sinto honrado e não é um momento de alegria, mas é um momento que tenho um dever a cumprir, de prestar serviço a nossa cidade", assinalou Alvorlande.

FALAS

O vereador Rodrigo Araújo destacou que tem muito a aprender com o novo colega de Câmara. "Sei que vou aprender muito com a sua experiência", frisou. O vereador Osinaldo Souza que fez uma dobradinha com Alvorlande entre 2009 e 2012 em comissões importantes da Casa, espera retomar a parceria nos novos embates na Casa.

"Sei do amor de Alvorlande por esse poder, pelo legislativo, e ele chega para cumprir seu dever constitucional. Você não é só um amigo, mas um irmão", disse Osinaldo. Também presente, o vereador Ronaldo Silva elogiou a postura de Alvorlande como defensor do legislativo. "Não é um momento de comemoração. Alvorlande cumpre aqui uma determinação da justiça. Sei que ele vai continuar contribuindo com nossa cidade, nosso governo. E sei que Domingos vai e deve procurar seus direitos. Alvorlande chega com seu jeito, com sua simplicidade e sua visão em nossa bancada", acrescentou Silva.

O vereador Manoel da Acosap também lamentou o afastamento do colega Domingos de Cristália, mesmo sendo adversário do grupo que defende. "A gente lembra que não foi Alvorlande que impetrou essa ação, mas se existe uma decisão judicial, ele tem que cumprir e sei que com sua experiência, vem nos ajudar no trabalho aqui na Casa Legislativa. É um vereador preparado e sei que vem somar a nossa bancada", detalhou Manoel.

O primeiro vice-presidente da Mesa Diretora, vereador Ronaldo Souza (Ronaldo Cancão), se solidarizou também com o vereador Domingos de Cristália e lembrou de sua convivência com Alvorlande Cruz. "Alvorlande tem uma característica peculiar que é colaborar com o espírito legislativo. É conhecedor das leis e chega num momento oportuno na hora em que chega a essa Casa o novo Plano Diretor da cidade após 30 anos. Você vem enriquecer o debate na Casa Plínio Amorim", considerou.

Também colega da situação, o vereador Zenildo do Alto do Cocar lembrou da ajuda que teve de Alvorlande em seu primeiro mandato. "Você sempre procurou o interesse da coletividade e continuarei seguindo seu exemplo", enfatizou Zenildo. Gilberto Melo, vereador também governista, declarou que sempre admirou os embates entre Alvorlande e o ex-vereador Dr. Pérsio Antunes na Casa e agora estará ao lado de Alvorlande na convivência dos trabalhos legislativos.

"Lamentamos o fato com o colega Domingos de Cristália. E deixo aqui também minhas boas vindas a um vereador que sempre admirei. Tenho certeza que Alvorlande vai contribuir muito com esse mandato". Outro integrante da situação, o vereador Alex de Jesus acompanhou as mensagens de solidariedade a Domingos e parabenizou Alvorlande pelo retorno à Câmara. "O grupo da situação recebe um grande homem que vai lutar pelo povo de Petrolina. Estamos juntos e misturados", afirmou.

Irmão de Alvorlande e líder do governo na Casa Plínio Amorim, o vereador Aero Cruz ressaltou que fez questão de visitar Domingos pela manhã em seu gabinete, deixando claro que o julgamento não foi pelo trabalho dele e sim os fatos durante a campanha.

"Lembrei que essa ação não foi impetrada pelo vereador Alvorlande Cruz. Quero agradecer aqui a cada vereador. Estamos no recesso, alguns vereadores estão viajando, mas um grande número fez questão de vir aqui dar esse apoio a Alvorlande. Ele chega para reforçar a defesa do Governo Miguel Coelho", discursou Aero, se emocionando e ressaltando o momento de dois irmãos estarem juntos numa mesma legislatura da Câmara Municipal de Petrolina. "É histórico e uma honra para nós da Família Cruz", reforçou.

Falando em nome do prefeito Miguel Coelho e da gestão, o secretário de Governo e Agricultura, Simão Filho, assinalou a importância do reforço de Alvorlande para a bancada da situação. "Deixo a mensagem em nome do prefeito Miguel Coelho para que a bancada continue unida e que você chegar para somar e ajudar a gente fazer o bom combate", pontuou Simão que veio junto aos colegas secretários Giovanni Costa (Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade); Emício Júnior (Desenvolvimento Econômico e Turismo) e Jorge Assunção (Desenvolvimento Social), entre outros integrantes do governo municipal.

O ato contou com a participação da esposa, filhas e da sogra do vereador Alvorlande Cruz, bem como de amigos e alguns funcionários do legislativo petrolinense.

 

Texto: Cinara Marques

Foto: Jean Brito

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.