Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / SOBRE A CÂMARA / Notícias / Homenagem e reconhecimento aos mestres na entrega da Medalha de Honra ao Mérito Educacional Professora Isabel Cristina

Homenagem e reconhecimento aos mestres na entrega da Medalha de Honra ao Mérito Educacional Professora Isabel Cristina

por Waldiney Passos publicado 15/10/2019 22h05, última modificação 15/10/2019 22h19
Mais de 50 professores foram homenageados e homenageadas na sessão solene realizada neste 15 de outubro. Foram entregues ainda menções honrosas à mãe da professora , ex-vereadora e ex-deputada Isabel Cristina, Dona Avelina de Oliveira, e ás professoras Neuma Guedes, Sônia Passos e Socorro Ribeiro, pelos serviços prestados à educação.

A sessão solene em homenagem ao Dia do Professor, neste 15 de outubro, realizada no plenário da Câmara de Vereadores de Petrolina/PE,  contou com a presença dos docentes que receberam a Medalha de Honra ao Mérito Educacional Professora Isabel Cristina, comenda instituída e entre pela primeira vez através por meio do decreto legislativo 587/2018, de autoria da vereadora Isabel Cristina. Cada vereador indicou dois docentes para serem homenageados.

O momento foi marcada por muitas homenagens aos docentes e à professora Isabel Cristina Oliveira, vereadora por três mandatos e deputado estadual por duas legislaturas, entre outras missões importantes de vida. Uma trilha sonora apreciada por Cristina Oliveira, deu início ao evento com a presença da Pihilarmônica  21 de Setembro e da assessora parlamentar da vereadora Maria Elena de Alencar, Carol  Norato que soltou a voz em canções como Força Estranha e Aquarela. No final, Amigo, de Roberto Carlos, encerrou a solenidade.

A mãe de Cristina, Dona Avelina Higina, ocupou assento de honra na mesa diretora durante a sessão. Sobrinha da ex-vereadora e ex-deputada, Isabela Oliveira fez um discurso que mostrou que onde passou, a educação sempre fez parte da vida da homenageada com o nome da comenda.Cristina dedicou sua vida à educação e agradeceu aos vereadores pela escolha de ter batizado com o nome da tia, a comenda em homenagem aos professores e professoras de Petrolina.

“É como muita honra que venho aqui representar aqui a família Oliveira e minha tia, a mulher extraordinária que foi. A preocupação com o próximo sempre fez parte da vida da minha tia que veio de origem pobres e que fez da educação, exemplo de transformação de sua vida e levou esse legado por toda a vida. Tia Pituca, como costumávamos chamá-la, sempre nos incentivou a seguir no caminho da educação. Os estudos sempre fizeram parte da vida dela. Nada melhor que fosse homenageada com uma medalha de honra ao mérito educacional”, discursou a sobrinha de Isabel Cristina. 

A autora da homenagem também declarou a importância dessa comenda para estimular cada professor a seguir em frente. Ela fez questão de citar a emoção em prestar a homenagem a amiga de uma vida inteira, Isabel Cristina Oliveira.

"Ao profissional em educação, e a memória de Isabel Cristina, que soube viver a labuta de tantos anos em sala de aula e na luta da militância sindical. Nada melhor, do que levar o nome Isabel Cristina, professora de alma, que sempre me pedia para não deixar a história dela morrer. Essa casa é parte da história dela, assim como Petrolina. Isabel Cristina é eterna”, disse Cristina.

 Para a presidente da Comissão de Educação da Câmara, vereadora Maria Elena de Alencar, contou um pouco da história da data. Ela revelou que começou em 1827 através de decreto de Dom Pedro I cirando regular. E em 1994, a Unesco proclamou o 15 de outubro como Dia Internacional do Professor.

"Portanto colegas vereadores, nós temos a grande responsabilidade de continuamente trabalhar na valorização do caminho desses mestres. Portanto, minhas irmãs e meus irmãos, as lutas, os sacrifícios e as glorias que os desafios nunca arrefeçam jamais, não só na sublime missão de educação, mas também na missão na sublime missão de ir à luta por nenhum direito a menos, entendendo a isso, a valorização, a qualificação e do respeito a todos os profissionais, professores e professoras", discursou Maria Elena.

Representando o prefeito Miguel Coelho, o chefe da assessoria especial do governo, Orlando Tolentino, disse que é motivo de muito orgulho fazer parte de uma estão que tem avançado nos índices da educação. "Nas cidades acima de 100 mil habitantes, somos o mais Ideb em nosso estado. Os professores têm transformado a vida das pessoas e colocado Petrolina numa das melhores cidades para se viver", registrou Tolentino.

O presidente da Casa Plínio Amorim ressaltou a importância para a classe docente da homenagem prestada pelo poder legislativo municipal. "Estamos iniciando essa homenagem que será anual durante a semana do professor. Uma honra para todos nós que fazemos o legislativo de Petrolina promover esse reconhecimento", considerou Osório.

Ainda se pronunciaram os professores Vilani da Cunha Reis (representando a secretária de Educação do município). Robson Nascimento (presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco- Sintepe) e os vereadores presentes que destacaram a entrega da comenda com um março para a Casa em reconhecer o legado da professora Isabel Cristina que dá nome à Medalha Mérito Educacional e aos docentes que constroem cidadãos ao londo dos anos

 

LISTA DOS HOMENAGEADOS

 

Cristina Costa: PROFESSORA ELENA ALVES DE OLIVEIRA e PROFESSORA MARIA AUXILIADORA DE ARAÚJO SANTANA

 

Gabriel Menezes: PROFESSORA CRISTINA COSTA e PROFESSOR GILMAR SANTOS

 

Paulo Valgueiro: PROFESSOR FÁBIO GABRIEL BREITENBACH e PROFESSORA MAILDE ADERLINDA TORRES ROSA

 

Gilmar Santos: PROFESSORA MAGNA FEITOZA e DIEDSON ALVES DA SILVA

 

Elismar Gonçalves: PROFESSORA ANA MARIA DE SENA e PROFESSORA LÙCIA MOREIRA DE LIMA SOUZA

 

Maria Elena: PROFESSORA GILVONETE MARIA ARAÚJO DE FREITAS e PROFESSORA ROSÂNGELA MARIA VENTURA GRANJA

 

Ruy Wanderley: PROFESSOR JEFERSON ALVES LACERDA e PROFESSORA MARIZETE MOURA ALVES

 

Osório Siqueira: PROFESSORA JOELMA DO NASCIMENTO RODRIGUES e PROFESSORA VIRGÍNIA LÚCIA NUNES DE SOUZA MELO

 

Aero Cruz: PROFESSORA MARIA LAURA DE A. FALCÃO e PROFESSORA ROSANE COSTA SANTOS

 

Ronaldo Canção: PROFESSORA MARIA ROZIMEIRE GONÇALVES DA SILVA e PROFESSOR RONALDO ANTÓNIO DOS SANTOS

 

Osinaldo Souza: PROFESSORA FRANCISCA DE OLIVEIRA SILVA

 

Gaturiano Cigano: PROFESSORA MARIA SERAFIM DOS ANJOS SILVA e PROFESSOR BENEVIDES BRAGA DE ALMEIDA

 

Cícero Freire: PROFESSORA ZENILDA BRITO DO NASCIMENTO SILVA e PROFESSORA KARLA CÍNARA BEZERRA MELO

 

Alvorlande Cruz: PROFESSORA MARIA DE FÁTIMA ARISTÉ DOS SANTOS e PROFESSORA MARIA MARLENE DE SOUZA RODRIGUES

 

Alex de Jesus: PROFESSORA MARIA DAS DORES ROCHA DA SILVA e PROFESSORA IRENE PEREIRA DOS SANTOS GONÇALVES

 

Gilberto Melo: PROFESSORA MARIA JOSÉ ALVES DE SOUZA e PROFESSORA JOVELINA JOANA DA SILVA

 

Zé Batista da Gama: PROFESSORA IVANDA TEIXEIRA DOS PASSOS e PROFESSORA NARYELLE TEIXEIRA DOS PASSOS ALMEIDA

 

Zenildo Nunes: PROFESSOR VÍTOR PAULO ALVES DE OLIVEIRA e PROFESSORA ROSÂNGELA DE SOUZA SILVA

 

Manoel da Acosap: PROFESSOR ACÀCIO FIGUEREDO NETO e PROFESSORA KARLA DOS SANTOS MELO DE SOUSA

 

Elias Jardim: PROFESSOR WELITON DA SILVA SANTOS e PROFESSORA IENE DE ANDRADE OLIVEIRA

 

Rodrigo Teixeira: PROFESSOR NAZARÉ DAS GRAÇAS MACEDO RAMOS e PROFESSORA VERA LÚCIA PEREIRA CÉZAR.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Por Cinara Marques

 

Fotos: Jean Brito

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.