Legado na educação e um histórico de serviços prestados à Petrolina, motivaram homenagem da Câmara ao professor Jorge Cavalcanti com a Medalha de Honra Mérito Legislativo Dom Malan

por Waldiney Passos publicado 03/09/2019 21h30, última modificação 04/09/2019 17h29
Decreto legislativo foi de autoria do vereador Elismar Gonçalves que fez a entrega em sessão solene realizada nesta terça-feira, 3, com a presença de amigos, familiares, colegas de profissão, de trabalho, vereadores e convidados que destacaram o reconhecimento ao professor que poderá se tornar o primeiro filho da terra a comandar a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

Em solenidade prestigiada por familiares, colegas de trabalho, amigos e vereadores petrolinenses, entre outross convidados, o professor Jorge Luiz Cavalcanti Ramos foi agraciado com a Medalha de Honra Mérito Legislativo Dom Malan, principal comenda da Câmara Municipal de Petrolina/PE. A homenagem é fruto do projeto de decreto legislativo 628/2019 de autoria do vereador Elismar Gonçalves. A honraria foi marcada pela emoção dos presentes e do homenageados, em detrimento do reconhecimento.

O professor Jorge Cavalcanti tem uma longa lista de serviços prestados ao município, na área da educação, especialmente no segmento das novas tecnologias. Servidor público federal, Jorge integra há mais de 10 anos os quadros da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O professor integra a lista tríplice que poderá torna-lo o primeiro filho da terra reitor da universidade que é um marco na história política e de desenvolvimento da cidade.

Para o autor, prestar essa homenagear ao professor Jorge Cavalcanti, é apenas referendar a brilhante carreira do homenageado. “Me sinto lisonjeado, colegas vereadores, poder conceder a Medalha Dom Malan, uma honraria em conceder-lhe essa comenda de tão grande importância como é a história do nome que leva a medalha. Essa homenagem reverencia o profissional, o educador e acima de tudo o homem de família que Jorge é. Numa sociedade tão invertida atualmente, Jorge dá esse exemplo de caráter, de respeito e que tem origem na história bonita de seus pais”, disse o autor.

O professor José Ricardo representou o reitor Julianelli Tolentino e o vice-reitor, professor Télio, na condecoração feita a Jorge Cavalcanti. “Eu particularmente trabalho com Jorge na Educação à distância e temos levado educação superior há mais de 40 municípios de nossa região. Trago esse abraço de todos que fazer a Univasf para esse momento importante e é uma honra ter um colega de nossa Paróquia Santa Rita, homenageado aqui nesta Casa”, disse o professor.

Alguns integrantes da família de Jorge, fizeram uso da palavra,  a exemplo do prefeito de Afrânio/PE, Rafael Cavalcanti, primo do homenageado. “Uma homenagem justa. Sei que apesar de construir suas trajetória em Petrolina, tem suas raízes familiares em Afrânio e eu não poderia deixar de trazer esse abraço nesse importante momento de reconhecimento de Jorge que tem ajudado Afrânio ir cada vez mais longe também”, considerou o gestor.

Secretário da assessoria especial da prefeitura de Petrolina, Orlando Tolentino, também prestou sua homenagem a Jorge Cavalcanti. “O vereador Elismar Gonçalves fez essa justa homenagem de um nome que é referência e que tem um legado importante para a nossa Petrolina. Jorge tem ampliado sua história, através da educação e isso ele nos deixa de exemplo. Somos filhos de pessoas humildades que transformamos nossas vidas através da educação”, discursou citando a evolução de todos os irmãos do homenageado que também deixaram suas marcas em Petrolina.

O Coronel Heitor Leite, colega de Jorge no Exército Brasileiro também reiterou a justa comenda concedida ao professor que foi primeiro e segundo tenente. “Um momento de muita justiça para uma pessoa que merece. Parabéns à Câmara por destinar a principal comenda desta Casa ao amigo Jorge Cavalcanti”, relatou Leite.

O irmão de Jorge, o arquiteto Cosme Cavalcanti, falou em nome da família. “Eu quero saudar o autor dessa proposta, dessa homenagem ao meu irmão Jorge, pela dedicação que o vereador Elismar teve em lembrar de Jorge. Agradeço em nome do meu pai, de nossa mãe in memoriam que há 20 anos nos deixou. A história dessa cidade está intrinsecamente ligada da nossa família. Jorge além de professor, tem a formação técnica de Engenheiro Elétrico tem uma energia diferente. Fico feliz em ver tantas pessoas nesta Casa, em estar presente nessa homenagem. Como irmão mais velho de Jorge, fico muito feliz por esse reconhecimento lhe concedido”, disse Cosme.

 Para o homenageado, é uma responsabilidade “enorme” receber a Medalha Dom Malan. “Pela sua história, receber a Medalha Dom Malan, só aumenta a nossa responsabilidade. Confesso que não sei se merecia tanto. Há 25 anos tenho dedicado minha jornada a esta terra. Uma comenda como essa deve estar profundamente fundamentada e acredito por estar ligado à educar na área de informática como empresário e logo em seguida como professor do IF-Sertão, na Univasf e na Facape”, disse o professor. 

Jorge Cavalcanti ressaltou que alguns funcionários da Câmara, já foram seus alunos. “Temos funcionários nesta Casa como ex-alunos. Deixo também o registro de dois ex-representantes desse parlamento. Uma é a professora e ex-vereadora, Terezinha Teixeira, por todo o legado deixado na política e na educação como ex-alunos que sou do Colégio Dom Bosco. Também o professor e engenheiro, Valdenor Ramos. Em nome desses dois personagens, minha homenagem aos ex-vereadores desta Casa”, frisou o professor Jorge.

Jorge encerrou seu discurso, homenageando de forma emocionada, a sua família: a esposa Silvana e as filhas, Marcela, 19 anos, e Sofia, 15 anos. “Agradeço a Deus todos os dias pela graça de minha família”, assinalou, citando Cora Coralina no final de sua fala.

“A Casa Plínio Amorim escreve mais um capítulo de sua historia com essa bela homenagem. Está de parabéns o vereador Elismar Gonçalves. Sejam todos, familiares e convidados do professor Jorge, bem vindos a esta Casa”, finalizou o primeiro vice-presidente da Câmara Municipal de Petrolina, vereador Ronaldo Souza que conduziu os trabalhos na sessão solene. Ainda falaram os vereadores Paulo Valgueiro, em nome dos colegas presentes, e Rodrigo Araújo, vereador, que registrou o envio do abraço de Terezinha e Mundica Teixeira Coelho ao ex-aluno Jorge Cavalcanti.

 

 

Por Cinara Marques

Foto: Jean Brito

 

 

 

 

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.