Noite de recordação, emoção e reconhecimento com a entrega aos primeiros homenageados da Medalha Mérito Desportivo Nino Marques, mais nova comenda da Casa Plínio Amorim

por Waldiney Passos publicado 19/09/2019 17h20, última modificação 20/09/2019 13h34
Os 23 homenageados pelos vereadores, além dos convidados e familiares, fizeram da sessão solene realizada nesta quarta-feira, 18, um marco que ficará na história da Câmara Municipal e do desporto petrolinense.

A Câmara de Vereadores de Petrolina/PE realizou nesta quarta-feira, 18, a primeira edição da entrega da Medalha do Mérito Desportista Nino Marques. De autoria do projeto de decreto legislativo do vereador e professor de educação física, Ruy Wanderley, a homenagem visa reconhecer todos que atuaram e que continuam atuando pelo engrandecimento do esporte em Petrolina, sertão do São Francisco pernambucano. A condecoração será anual.

Foram condecorados 23 nomes que se destacaram para fazer de Petrolina uma cidade de talentos em vários segmentos do esporte. Em sua fala, o autor da honraria lembrou que a homenagem entregue agora é fruto de um sonho desde 1998 quando ele ainda estava em seu segundo mandato.

“Hoje, esse sonho se concretiza e fico emocionado por ser eu o autor desta comenda tão marcante e histórica para o esporte e para os desportistas e aqueles que militam neste segmento em Petrolina. Meu abraço aos homenageados. Como professor de educação física, fico ainda mais feliz. Para mim, este um momento de muita emoção”, assinalou Ruy, reiterando a importância do nome dado à medalha.

“Não tinha nome melhor para ser dado a essa medalha e o melhor é que foi escolhido de forma democrática. Sugerimos alguns nomes e o de Seu Nino foi o agraciado. Não haveria nome mais adequado pelo legado que ele deixou em nossa cidade como desportista e como um apaixonado pelo que fazia nessa área”, complementou Ruy Wanderley.

A filha de seu Nino, Tânia Marques, contou um pouco da vida do pai dedicado ao esporte, ao futebol e ao Flamengo. Conta que sempre levava todos os filhos para o Estádio Paulo Coelho. “Meu pai era maquinista, mas um desportista de coração. Um homem bom, honesto e que deixou esse legado. Tirou vários jovens da marginalização e trouxe para o futebol. Esse é o exemplo dele. Agradeço aos vereadores por esse reconhecimento. Todos nós da família estamos muito felizes por esta homenagem”, destacou Tânia.

O professor Otacílio Gomes que foi homenageado pela vereadora Maria Elena, falou em nome dos agraciados. "Sei que o tempo é curto, mas sou daqui e sei a história de cada uma dessas pessoas aqui que estão sendo reconhecidas. Esse é um momento histórico para o esporte de Petrolina", pontuou Otacílio.

Cada vereador falou das escolhas dos nomes dos seus homenageados. O vereador Osório Siqueira, presidente do poder legislativo municipal, reiterou a importância da homenagem. ‘Esta Casa tem a honra de instituir esse reconhecimento, pessoas que tanto marcaram o esporte de nossa cidade”, assinalou o presidente.

Confira a lista de homenageados de 2019, primeiro ano da entrega da Medalha Mérito Desportivo Nino Marques:

Família de Seu Nino Marques - representada pela filha Tânia Marques

Luiz Emiliano - indicação do vereador Gabriel Menezes

Associação Petrolinense de Atletismo (APA) - indicação do vereador Cícero Freire

Luiz Villas Boas - indicação do vereador José Batista da Gama

Brito Júnior - indicação do vereador Paulo Valgueiro

Professor Otacílio Gomes - indicação da vereadora Maria Elena de Alencar

Chico Helder - indicado do vereador Gaturiano Cigano

Vinícius de Santana e Guanair Athanásio - indicações do vereador Osório Siqueira - presidente da Câmara Municipal

José Faustino - indicação do vereador Elismar Gonçalves

Lidu Alves - indicação do vereador Zenildo do Alto do Cocar

Professor Marlon Miranda - indicação do vereador Ruy Wanderley