Notícias da sessão plenária do dia 4 de fevereiro - Parte 1

por Waldiney Passos publicado 05/02/2020 22h32, última modificação 05/02/2020 22h32
A sessão foi marcada pela volta dos trabalhos no plenário na Câmara Municipal de Petrolina/PE. O secretário de Governo e Agricultura levou a mensagem do poder executivo, representando o prefeito Miguel Coelho.

Na volta dos trabalhos legislativos de Petrolina, nesta terça, 4, o secretário de Governo e Agricultura, levou mensagem do poder executivo aos vereadores. O secretário representou o prefeito Miguel Coelho e em sua fala rápida, desejou um ano de trabalho responsável e de diálogo entre o legislativo e o executivo.

PAVIMENTAÇÕES E RECAPEAMENTOS

O vereador Zenildo Nunes – Zenildo do Alto do Cocar (PSB), apresentou indicação ao prefeito Miguel Coelho para que o programa de pavimentações da cidade contemple a Ru 12 do bairro Jardim Amazonas, zona oeste de Petrolina/PE. “Já está na lista a Rua 13, por isso peço que o prefeito inclua a Rua 12 também”, justificou.

Outro a solicitar pavimentações foi o vereador Ronaldo Souza- Ronaldo Cancão (PTB), primeiro vice-presidente da Câmara Municipal. Ele falou sobre o requerimento encaminhado ao deputado federal Fernando Filho, solicitando recursos para que possa ser pavimentada a avenida principal do Assentamento José Almeida, na zona rural do município. Segundo Cancão, são cerca de 1200 metros de via e a obra beneficiará cerca de 700 famílias que residem no assentamento.

A vereadora Cristina Costa (PT), da bancada de oposição, solicitou operação tapa buracos em ruas e avenidas do município e o recapeamento das avenidas Justiça Freire, Vila Mocó, e das Graças, na Vila Marcela. “Temos essa preocupação porque com as chuvas a situação de ruas e avenidas, ficou ruim, e circular nessas vias está complicado”.

MOÇÃO DE PESAR

O vereador Rodrigo Araújo (sem partido), solicitou a aprovação de um requerimento verbas em nome de todos os colegas, de um Moção de Pesar ao deputado federal Gonzaga Patriota e seus familiares, estendido às filhas de Ercílio Freire dos Santos, irmão do deputado e que foi assassinado na segunda-feira, dia 3, no bairro Antônio Cassimiro.

Outro a apresentação Moção de Pesar, direcionado a todos os colegas de legislativo, foi o vereador Gabriel Menezes (PSL). O integrante da oposição destinou a homenagem ao ex-vereador e delegado, Mário Lima que faleceu no mês passado vítima de câncer. Gabriel registrou a presteza do presidente da Câmara, vereador Osório Siqueira (PSB) e toda a Mesa Diretora, por autorizarem com agilidade, a liberação do plenário para que o ex-vereador pudesse ser velado. “Espero que outras homenagens possam a ser feitas ao delegado Mário Lima que deixou muitos serviços prestados à Petrolina”, frisou.

MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES E DE APLAUSOS

Outro a apresentar requerimento verbal foi Ronaldo Cancão. A homenagem foi destinada ao Hospital Neurocárdio, da rede privada e que atua conveniado com o poder público. A unidade completou 37 anos de serviços prestados à saúde dos petrolinenses. Cancão estendeu a Moção ao todos que fazem o Neurocárdio, especialmente ao médico Dr. José Carlos Moura, um dos fundadores do hospital.

FEIRA E MÉDICOS SUBSTITUTOS

O vereador Gabriel Menezes acrescentou em sua pauta da primeira sessão da Câmara, indicação ao prefeito Miguel Coelho para que olhe para a feira de animais instalada entre os bairros José e Maria e Vila Eulália. Na propositura, o vereador da oposição lembrou ao prefeito que a área precisa de pelo menos um local melhor para os animais com mais baias, água para que os feirantes possam pelo menos higienizar as mãos e que ele escute esses feirantes e não pense em mudar a feira de lugar. “Melhore aquela área, prefeito, e deixe essa marca, pelo menos, no seu governo”, acrescentou Gabriel Menezes.

Ele ainda solicitou à secretária de Saúde, Magnilde Albuquerque, para que desafoguem as fichas para as consultas das unidades e coloque mais fichas. O vereador cobra ainda médicos nas unidades que estão atendendo com enfermeiro e auxiliar. “Peço a contratação de médicos substitutos. Doenças não tira férias e como a saúde seria a marca do Governo Novo Tempo que o prefeito Miguel Coelho possa atender a essa nossa solicitação em nome da população”, finalizou o oposicionista.

PROFESSORAS SUBSTITUTAS

Cristina Costa apresentou requerimento, solicitando quando foi realizado o último concurso de professores, suas nomeações, lotação e para que finalidade foi realizado o certame. “Tem gente na lista de espera do concurso e o governo tem aberto seleções e a dúvida é que a estratégia é fazer essas seleções a cada ano, para reforçar o caixa da Prefeitura. Então a gente pede esclarecimentos. São muitos os problemas e a falta de entendimento”, disse Cristina, da oposição na Casa e que é relatora da Comissão de Educação da Câmara de Petrolina, presidida pela vereadora Maria Elena de Alencar (PRTB), da bancada governista no legislativo.

CRIME

O vereador pastor Alex de Jesus (PRB) cobrou agilidade em resolver o caso do irmão do deputado federal Gonzaga Patriota, assassinado na segunda, 3. “Peço ao governador Paulo Câmara (PSB) que ofereça todas as condições para que esse crime seja esclarecido como os outros já ocorridos na cidade”, discursou.

PARK MASSANGANO E SANTA LUZIA

Gilmar Santos, vereador do PT e da bancada de oposição, solicitou ao prefeito Miguel Coelho, a implantação de equipamentos de esporte, cultura e lazer no bairro Park Massangano. “A comunidade solicita uma praça em frente à igreja católica com uma quadra esportiva coberta, equipamentos para a prática de exercício físicos e um parque para às crianças. Para o bairro Santa Luzia, na zona norte, Gilmar solicitou a iluminação do campo de futebol do bairro. “Um espaço bastante utilizado pelos moradores e espero que essa demanda da comunidade seja atendida”, completou Gilmar.

PEDIDO DE INFORMAÇÃO E MUTIRÃO DE LIMPEZA

O líder da oposição, vereador Paulo Valgueiro (MDB), solicita um mutirão de limpeza para o bairro Km 2. Os moradores clamam por esse serviço numa área onde haverá esse ano o São João oficial da cidade. Na Vila Marcela, Paulo também pediu atenção em serviços públicos para o bairro.

Ele disse que como agente fiscalizar, apresentava pedido de informação dos processos de licitação do programa de pavimentações da cidade. O vereador alegou que o Portal da Transparência não detalha com clareza essas informações e que apenas o edital da licitação fica visível no Portal. Mesmo tendo como objetivo tirar as dúvidas da população à respeito dessas obras que incluem drenagem, mas que têm sido alvo de reclamações da população, o requerimento foi rejeitado pela bancada da situação que alegou que todas as informações solicitadas podem ser consultadas no Portal da Transparência. “O vereador Paulo Valgueiro tem seis assessores em seu gabinete. Basta que ele possa solicitar que sua assessoria faça essa pesquisa que irá encontrar as informações devidas sobre todas as licitações do município”, disse o vereador Alvorlande Cruz, (PSL), ao justificar a rejeição da proposta do colega da oposição.

 

 

 

 

 

 

Por Cinara Marques

Foto: Jean Brito

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.