Pauta desta terça-feira na Câmara vem com matérias dos vereadores e entrega de Medalha Mérito Legislativo Dom Malan

por Waldiney Passos publicado 03/09/2019 10h40, última modificação 03/09/2019 10h45
Primeira sessão da semana deve também ter como tema de debates, as demissões dos professores contratados da rede municipal de ensino na última sexta-feira, dia 30.

Os vereadores de Petrolina/PE voltam a se reunir nesta terça-feira, 3, para apreciação de matérias legislativas como projetos, indicações e requerimentos. Ainda durante a reunião desta terça, a partir das 10h30, haverá a sessão solene para a entrega da Medalha de Honra Mérito Legislativo ao professor Jorge Cavalcanti, proposta de decreto legislativo de autoria do vereador Elismar Gonçalves.

Os vereadores também deve debate a situação dos professores contratada da rede municipal de enino que foram demitidos na ultima sexta-feira 30, pegando a todos de surpresa. Os docentes alegam que os contratos estão vigentes até março de 2020. A secretaria de Educação alega readequação no quadro de funcionários para a convocação dos professores que fizeram concurso no primeiro semestre. Ontem, a Comissão de Educação da Câmara esteve reunida para discutir a situação.

Segundo a vereadora Maria Elena de Alencar, presidente do colegiado, a secretária Margarteth Zaponi teria lamentado, mas existe uma pressão dos concursados para que sejam convocados. Ela frisa que a Comissão da Educação está atenta para que nem os alunos nem os profissionais sejam prejudicados.

Os vereadores da bancada de oposição, Cristina Costa e Gilmar Santos, ambos professores, enviaram nota, lamentando a forma como foi feita a readequação proposta pela secretaria municipal de Educação. Para Cristina, a justificativa do poder executivo é de que está fazendo realinhamento na rede municipal de ensino e convocando os aprovados no último concurso público, mas segundo Cristina, "a prefeitura poderia pelo menos, aguardar a conclusão do ano letivo, para que os alunos que já estão com o segundo semestre em andamento, perfeitamente adaptados aos professores,  não  vivenciassem essa mudança brusca".

Gilmar reforça. "Primeiro que expressamos a nossa solidariedade a todas as professoras e professores demitidos de forma tão irresponsável e desumana pela gestão municipal. Pretendemos apurar melhor os fatos e, conforme os fundamentos, tomar as medidas cabíveis", frisou o vereador.

O vereador Aero Cruz, líder da bancada do governo, esteve na reunião desta segunda na Comissão de Educação e disse que vem buscando saídas para tornar esse momento mais racional, pensando no melhora para os docentes, e principalmente, para os alunos da rede de ensino de Petrolina.

Por Cinara Marques

Foto: Jean Brito