Pautas legislativas movimentaram semana de homenagens na Câmara Municipal

por Waldiney Passos publicado 12/10/2019 04h15, última modificação 12/10/2019 18h13
Numa semana marcada por sessões solenes, as pautas legislativas tiveram continuidade na Casa Plínio Amorim.

A semana de trabalho na Câmara de Vereadores de Petrolina/PE, sertão do estado, foi bastante movimentada. Em meio a homenagens com entregas de título de cidadania e Medalha Dom Malan, a pauta legislativa também avançou com aprovações de demandas da população por meio dos vereadores.

A pauta foi destacada com projetos, requerimentos e indicações, pronunciamentos na tribuna e até o uso da tribuna livre que gerou polêmica, mas usada totalmente de acordo com o Regimento Interno da Casa., segundo explicou o presidente da Casa Plínio Amorim, vereador Osório Siqueira.

Esse foi o assunto de destaque na semana na terça-feira, 8, na pauta de trabalhos do poder legislativo. No plenário, os vereadores deram andamento nas demandas durante as sessões.

A vereadora Cristina Costa lembrou que no dia 15 de outubro será lançada e entregue a Medalha de Honra Mérito Educacional. A comenda foi criada para homenagear os professores. Cada vereador indicará um docente para ser agraciado ou agraciada.

Ainda foram solicitados melhoria no transporte em bairros como Vale do Grande Rio, melhorias de estradas no interior e corredores de ônibus, ampliação do programa de pavimentações e de iluminação em LED no bairro Park Mandacaru e seu entorno, solicitação do líder da oposição, vereador Paulo Valgueiro, para o Mandacaru.

Valgueiro solicitou ainda um mutirão da saúde da mulher aproveitando o 'Outubro Rosa', proposto no âmbito da secretaria municipal de Saúde, mas “uma ação concreta de educação, prevenção, conscientização e realização do exame de mamografia sem intercessão de terceiros".

Na fala do vereador Elias Jardim, ele pediu atenção ao sistema de irrigação do Parque Municipal Josepha Coelho, mais gramas para o local, além da construção de uma academia pública para a prática de atividades físicas no Parque.

Uma atenção para as calçadas da cidade foi um dos destaques do vereador Gilmar Santos, especialmente as localizadas no bairro Jardim Paulo Afonso.

O vereador Gilberto Melo solicitou ao Cartório Eleitoral, a criação de uma sessão de votação no R4 do Projeto Maria Tereza, área irrigada da cidade, para facilitar a ida do eleitor local às urnas, sem longos deslocamentos.

Em nome das comunidades de bairros omo o Centro, Atrás da Banca, Jose e Maria, Areia Branca e Caminho do Sol, a vereadora Maria Elena de Alencar destacou a execução em forma de PPP - parceria público privada, de programa de revitalização de espaços públicos como o conhecido beco da matriz, no Centro.

Ainda, Maria Elena solicitou outras intervenções dentro dessa PPP, "o quanto antes" nas praças da Areia Branca 1 e 2, a exemplo das localizadas em frente às igrejas do Apóstolo Paulo e de Nossa Senhora da Conceição.

Segundo a vereadora, “já com projetos executivos prontos”, e Praça do Palmeiras, no bairro Atrás da Banca, entre outras estruturas de lazer, fruto de sua pauta legislativa na Casa Plínio Amorim.

ESCRITURAS

Ronaldo Cancão, vereador primeiro vice-presidente, destacou que o bairro do Cacheado não tem necessidade de regularização fundiária, só precisa promover a estrega das escrituras das moradias.

"Vamos chamar o secretário Giovanini Costa (Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade) e entregar as escrituras a cada morador, uma luta minha para com o povo do Cacheado por meio de uma emenda nossa que transformou a área de DRU para Fundo de Arrendamento Residencial", assegurou Cancão, dizendo que não existe outro 'pai' desse trabalho a não ser ele dessa alteração, um trabalho que foi feito, "inclusive junto com a colega vereadora Maria Elena".

Ronaldo frisou que chamará outros colegas de atuação na comunidade, a exemplo do vereador Gaturiano Cigano e quem mais quiser comparecer da bancada da situação.

Vem de Ronaldo Cancão outro destaque da semana. Ele, junto com os colegas Paulo Valgueiro, Gilmar Santos, Rodrigo Araújo e Ronaldo Silva, protocolou na quinta, 10, o relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito - CPI do Hospital Dom Malan/Imip.

Maria Elena em pronunciamento, cobrou da justiça estadual agilidade para a liberação dos seguros dos mutuário da Cohab, especificamente da Cohab 2 na Areia Branca, direito dos moradores dessas residências. Citou que diante da morosidade desses julgamentos, golpistas têm se aproveitado e os moradores estão à perigo, sendo alvos e vítimas desses malfeitores.

"É precito estarmos atentos e nos unirmos a essas pessoas e os advogados que os defendem, para cobrar respostas desse direito que se arrasta e tão aguardado pelos moradores", declarou a vereadora.

E por fim, marcando a semana legislativa da Casa Plínio Amorim, o vereador Alvorlande Cruz fez a defesa da mãe da menina Beatriz Angélica, Lucinha Mota, que não pode falar na terça-feira quando o advogado Wank Medrado usou a tribuna livre para esclarecer sobre a revogação da prisão de seu cliente, Allinson Henrique que é investigado por ser acusado de apagar imagens da Colégio Maria Auxiliadora, local onde Beatriz foi morta com mais de 40 facadas.

Para Alvorlande, a mãe da menina deve sempre ter os microfones abertos do poder legislativo petrolinense, diante do sofrimento que passa após quase quatro anos do assassinato da filha.

Alvorlande lembrou ainda ser autor da lei que obriga escolas públicas e privadas a reforçarem a segurança nos estabelecimentos com colocação de cercas elétricas e câmeras de monitoramento.

"Essas medidas teriam quem sabe, evitado o crime cruel que praticaram contra a menina Beatriz", registrou o vereador Alvorlande Cruz.

 

 

 

 

 

Por Cinara Marques

Foto: Jean Brito

 

Jandyele
Jandyele disse:
28/03/2020 17h11
Priligy Works [url=http://cialibuy.com/#]buy real cialis online[/url] Lasting Longer Tips <a href=http://cialibuy.com/#>cialis 20mg price at walmart</a> Kamagra Oral Jelly Wiki
Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.