Poder Legislativo aprova concessão de empréstimo para governo municipal investir em programa de pavimentação de Petrolina/PE

por Waldiney Passos publicado 17/05/2019 11h00, última modificação 17/05/2019 11h08

Após embates e debates para a aprovação de indicações e requerimentos apresentados na sessão plenária desta terça-feira, 16, os vereadores apreciaram os projetos de decreto legislativo e de lei em pauta, de autoria do poder legislativo e do executivo municipal que solicitou autorização da Casa Plínio Amorim para que o governo municipal possa adquirir empréstimo de cerca de R$ 18 milhões para investimentos em melhorias estruturais do município como obras de pavimentações diversas.

O placar final da aprovação do PL 005,2019, de autoria do executivo, foi de 13 x 5. Entre os argumentos da bancada de oposição, a alegação seria a falta de transparência da proposta, nomes de ruas que seria contempladas, quais bairros e se o município teria capacidade de endividamento. O líder do bloco oposicionista, vereador Paulo Valgueiro, alegou que não é contra a pavimentação, mas acredita que Petrolina tem receita proposta pela Lei Orçamentária Anual que permite a execução dessas obras sem que necessário haja um endividamento que poderia ser evitado.

Entre os governistas, o primeiro vice-presidente da Casa, vereador Ronaldo Souza (Ronaldo Cancão), lembrou que como parlamentar de oposição durante o Governo Julio Lóssio, não questionou o poder executivo na época quando solicitou empréstimos, entre eles um de R$ 29 milhões, para um programa de pavimentação. Ele disse que seria incoerente de sua parte votar contra, mesmo ferrenho opositor da gestão passada, já que é favorável à melhoria do desenvolvimento urbano da cidade e de se pavimentar para melhorar a qualidade de vida dos petrolinenses.

Segundo Cancão, são mais de 150 ruas em cerca de 90 bairros em Petrolina, necessitando de obras como as de pavimentação, seja na cidade ou no interior.

Texto: Cinara Marques

Foto: Jean Brito