Prefeito Miguel Coelho sanciona lei aprovada na Câmara que torna a manta caprina patrimônio cultural e imaterial de Petrolina/PE

por Waldiney Passos publicado 14/05/2019 05h25, última modificação 14/05/2019 05h25
Sanção ocorreu na sexta-feira, 10, com a presença dos autores do PL que originou a nova legislação aprovada pela Casa Plínio Amorim.

O prefeito Miguel Coelho promoveu na última semana a sanção da lei fruto de um projeto de lei votado na Câmara de Vereadores de Petrolina/PE, tornando a manta caprina e ovina, patrimônio cultural e imaterial do município que tem nessa tradição, um dos seus principais instrumentos de promoção da culinária típica petrolinense. Autores do PL estiveram presentes ao ato de sanção do gestor municipal como a vereadora Maria Elena de Alencar, e os colegas vereadores Aero Cruz, líder da situação, e Ronaldo Souza, primeiro vice-presidente do legislativo petrolinense.

Eles estiveram na programação realizada na sexta-feira, 10, que contou ainda com a presença de técnicos da Embrapa Semiárido, a exemplo de Pedro Gama e Tadeu Bossolini, alem do secretário municipal de Agricultura, Simão Filho, criadores, produtores e comerciantes da caprinovinovinocultura petrolinense e regional.

“Com essa sanção do prefeito, Petrolina abre as portas para que nosso maior patrimônio da gastronomia local possa se qualificar e se certificar com vistas a ganhar as prateleiras de todos os grandes frigoríficos e supermercados, fortalecendo toda cadeia produtiva desde o pequeno criador até à mesa dos grandes restaurantes de todo Brasil”, disse a vereadora Maria Elena, uma das autoras do projeto de lei que originou a nova lei.

Segundo a parlamentar, com a ajuda da Prefeitura Municipal de Petrolina, Embrapa e todos os outros parceiros, entre eles o IF Sertão, Univasf, Adagro, IPA,  a luta vai se estender. “Até vermos nossa Manta Caprina e Ovina devidamente qualificada, certificada e portanto autorizada a sua comercialização e consumo em cadeia nacional, inclusive fora do Brasil”, concluiu.