Prefeitura lança Plano Diretor e empossa membros do Conselho Municipal da Cidade

por Natalia publicado 04/05/2018 12h07, última modificação 04/05/2018 12h07

Após 12 anos, o Plano Diretor Municipal de Petrolina será revisto e atualizado. Datado de 2006, o trabalho deveria ter sido realizado em 2016, conforme orientação do Estatuto das Cidades, o que não ocorreu. Para tratar do assunto e agilizar o trabalho, um evento, realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS) está marcado para às 14h desta sexta-feira (4), no auditório da sede da Ordem dos Advogados do Brasil em Petrolina, que fica na Avenida José de Sá Maniçoba, 180, região central da cidade.

Para revisar o ordenamento da ocupação do território de Petrolina, principal função do PDM, o Conselho da Cidade (CONCIDADE) está sendo convocado. Ele é composto por diversos representantes da sociedade civil organizada, incluindo entidades de classes, empresariais, profissionais, acadêmicas, de pesquisa e não governamentais que atuam no ramo do desenvolvimento urbano. A ideia é atualizar o PDM de acordo com as necessidades de crescimento da cidade, levando em consideração a preservação da natureza e da memória e os interesses dos cidadãos.

O período previsto de revisão é de aproximadamente seis meses. Uma empresa de consultoria ficará responsável por conduzir o trabalho que vai contar com amplo diálogo com a comunidade. Para o secretário de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Eduardo Carvalho, o novo PDM será fundamental  para o futuro da cidade. “Estamos iniciando um trabalho que será importante para o período de retomada do crescimento de Petrolina. Ainda em 2006, o então prefeito e atual senador  Fernando Bezerra Coelho já vislumbrava grandes obras para a cidade e, depois de tanto tempo, o nosso prefeito Miguel Coelho prepara a cidade para crescer novamente“, destaca Carvalho.

CONCIDADE

Além de propor a revisão do Plano Diretor Municipal, o encontro desta sexta-feira  também será marcado pela retomada das atividades do Conselho da Cidade. Por isso, os conselheiros estão sendo convocados para tomarem posse e, posteriormente, eleger a presidência do Conselho. A partir de então, o órgão vai acompanhar de perto o serviço de atualização do PDM e será fundamental para discutir as demandas da cidade. Atualmente, o CONCIDADE é composto por representantes de 20 instituições do poder público municipal, poder legislativo, associações, conselhos comunitários, movimentos populares, entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa e entidades empresariais que atuam  no ramo do desenvolvimento urbano.