PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 019/2017

por Natalia publicado 14/11/2017 15h18, última modificação 14/11/2017 15h18
Dispõe sobre a participação de estudantes de escolas públicas e privadas nas Sessões Ordinárias da Casa Plínio Amorim e dá outras providências. ...

O Plenario da Câmara Municipal de Petrolina, aprova e o Senhor Presidente promulga o seguinte Decreto Legislativo:

Art. 1º - Fica autorizada, às escolas públicas e privadas, a participação em Sessões Ordinárias da Casa Plínio Amorim, mediante prévio agendamento, a fim de conhecerem o funcionamento do Poder Legislativo no Município de Petrolina.

A política em nosso país, infelizmente, anda desacreditada. Quando se fala em política, os cidadãos já associam a coisas que desqualificam os parlamentares e atitudes que corroem a sociedade como um todo. É uma triste constatação da sociedade brasileira que, em muitos momentos, também não exerce a cidadania, na sua plenitude. O presente projeto de lei quer que adolescentes e jovens, principalmente, possam participar das Sessões ordinárias da Câmara Municipal de Petrolina, a fim de que possam tirar suas próprias conclusões acerca de projetos em tramitação e do verdadeiro funcionamento, despertando o interesse pelo poder que, diretamente, os representa. A Câmara Municipal, ao elaborar um folder com as principais informações sobre o funcionamento do Poder Legislativo, fará com que os estudantes comecem, desde cedo, a desempenhar o seu papel de fiscalizadores, dinamizando, junto com as instituições educativas, projetos futuros de exercício da cidadania, não apenas no ato do voto, mas em todos os dias. O tempo concedido, de cinco minutos, a um estudante ou a um professor/coordenador, representando a instituição, é uma forma de permitir uma participação mais ativa da sociedade e da escola, para que não venham como meros espectadores, mas como sujeitos do processo.

Autor: Rodrigo Araújo.