Sessão da Câmara é marcada por emoção e alegria na primeira entrega do Diploma e Medalha Mérito Cidadania e Direitos Humanos Vereadora Maria Maga

por Waldiney Passos publicado 25/04/2019 21h56, última modificação 25/04/2019 21h56

Um misto de emoção e alegria marcou a sessão especial realizada nesta quinta-feira, 25, para os escolhidos pelos vereadores de Petrolina/PE que forma agraciados com as primeiras honrarias do Diploma e Medalha Mérito Cidadania e Direitos Humanos Vereadora Maria Maga. A homenageada que deu nome a honraria foi vereadora da cidade durante dez anos e era conhecida por sempre ajudar àquelas pessoas que mais precisavam.

 Maria Maga foi covardemente assassinada dia 26 de abril de 2006 com um tiro no rosto e na frente da sua casa. Conhecida pela fama de sempre ajudar às pessoas, foi essa característica principal que fez o então presidente da Comissão de Direitos Humanos, vereador Osinaldo Souza, atualmente secretário do colegiado que passou a ser presidido em 2019 pelo vereador Gilmar Santos, tendo como relator o vereador Paulo Valgueiro, a apresentar o projeto de decreto legislativo, criando a comenda que será destinada a quem como Maria Maga, tem se dedicados a fazer o bem e ajudar o próximo.

 Sobre a nova honraria da Casa Plínio Amorim, o autor da proposta disse que Petrolina devia essa homenagem a ex-vereadora. “Maria Maga foi daquelas pessoas que perdeu tudo que tinha, porque socorria os pobres. A vereadora era conhecida como a mãe dos pobres. Foi vereadora por dez anos e sua fama em ajudar, em promover a cidadania, era conhecida por toda a região. Por isso que quando chegou para mim escolher um nome para essa medalha, pensei logo na vereadora Maria Maga, porque nunca vi ninguém ajudar tanta gente como ela e sei que onde ela estiver, porque sei que está com Deus, estará feliz”, discursou Osinaldo.

O vice-presidente da Casa, vereador Ronaldo Cancão, que comandou a sessão solene especial, citou a alegria do poder legislativo em homenagear a mulher retirante, vinda do Piauí, que dedicou sua vida à serventia.

 “Servir é o dom de Deus e isso a vereadora Maria Maga representava de fato e de direito. Lutou, criou suas filhas, construiu sua história e após 13 anos, ganha esse reconhecimento. O meu abraço a toda a família da vereadora”, considerou Cancão.

A filha da ex-vereadora, Vera de Maria Maga, retratou o legado de mãe e lembrou que ela foi morta, servindo. O assassino antes de atirar na ex-vereadora, lhe pediu água. Ela como sempre fez em sua vida, lhe atendeu e foi servir, mas enquanto colocava a água no copo, o assassino disparou um tiro em seu rosto.

 “Para ajudar o outro, ela fazia qualquer coisa, não tinha hora e não tinha momento para fazer o bem sem dizer a quem. Essa homenagem é bem merecida. Há muito tempo que ela merecia. Só tenho a dizer, muito obrigada mesmo”, detalhou a filha da ex-vereadora.

O texto foi subscrito pelos vereadores Maria Elena de Alencar, Ronaldo Cancão, Ronaldo Silva, Major Enfermeiro, Rodrigo Araújo e o ex-vereador Ibamar Fernandes. Os coautores também fizeram questão de registrar o legado do bem de Maria Maga. Alguns deles chegaram a conviver com ela como parlamentar e aplaudiram de pé a iniciativa do legislativo, por meio do presidente da Casa, vereador Osório Siqueira em oficializar com muito agilidade, a mais nova comenda da Câmara Municipal de Petrolina.

 

Segue a lista dos vereadores e seus respectivos homenageados e homenageadas:

 

Vereador Aero Cruz – homenageada: Zorildes Farias Rolim

Vereador Pastor Alex de Jesus – homenageada: Ana Cecília Brandão

Vereadora Cristina Costa – homenageado: Antônio Carlos Diniz (Carlos Enfermeiro)

Vereador Domingos de Cristália – homenageada: Aldemira Maria Evangelista Pereira (Neném do Sindicato)

Vereador Elias Jardim – homenageado – Pastor José Kenaidy

Vereador Gaturiano Cigano – homenageado: Edvanilson de Amorim

Vereador Professor Gilmar Santos – homenageada:  Ong Acari

Vereador Major Enfermeiro – homenageada: Rizoneide Maria da Silva

Vereador Manoel da Asocap – homenageada: Katia Carvalho

Vereador Paulo Valgueiro – homenageada: Edvânia do Nascimento Santos

Vereadora Maria Elena de Alencar – homenageada: Luciana dos Santos Souza (Luciana do Vivendas)

Vereador Osinaldo Souza – homenageado: juiz da infância e juventude de Petrolina, Dr. Marco Franco Bacelar

Vereador Ronaldo Silva – homenageadas: Dona Vanda da Apae

Vereador Ronaldo Cancão – homenageada: Luzia Nogueira dos Santos (Luziinha do Caminho das Ilhas)

Vereador Ruy Wanderley – homenageado: Valdek Souza de Oliveira

Vereador José Batista da Gama – homenageado: Vanildo de Aquino Freiras

Vereador Zenildo do Alto do Cocar – homenageada: Rosane Moreira Cavalcanti

 

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.