Em Sessão Solene, Câmara concede Medalha de Honra ao Mérito Dom Malan à Lú Vaqueira

por Waldiney Passos publicado 30/05/2019 23h15, última modificação 31/05/2019 13h13
Proposta pelos vereadores Elismar Gonçalves e Maria Elena de Alencar, a principal comenda da Casa Plínio Amorim para Lú Vaqueira, foi bastante prestigiada e levou a vaqueirama para prestar também suas homenagens durante vários momentos da Sessão Solene.

Um plenário lotado, prestigiado e tomado por muita cultura nordestina, emoção e reconhecimento. Foi assim a entrega da Medalha de Honra ao Mérito Dom Malan à comunicadora e defensora intransigente das homem do campo e do vaqueiro nordestina, Lucimar Lima de Freiras, conhecida por todos como Lú Vaqueira. A Sessão Solene ocorrida nesta quinta, dia 30, na Câmara de Petrolina/PE, foi presidida pelo primeiro vice-presidente da Casa, vereador Ronaldo Souza.

A homenagem foi proposta pelos vereadores Elismar Gonçalves e Maria Elena de Alencar, pelo trabalho de destaque que a agraciada realiza em defesa do Nordeste, do sertão e do vaqueiro nordestino que entrou entoando um de seus aboios tão conhecidos e apreciados por seus admiradores e que conhece o trabalho de Lú em defesa dessa tradição típica do sertão do Nordeste. Ademar Freiras e Maria de Lourdes Lima Freitas, país da homenageada, participaram desse momento especial da sessão.

Para o vereador Elismar Gonçalves, um dos autores da homenagem, enalteceu a homenageada e justificou a sua propositura. "A Medalha Dom Malan ela é sinônimo de reconhecimento de sua história e o legado que Dom Malan deixou para Petrolina e o nosso reconhecimento vem confirmar sua trajetória como professora, policial rodoviária federal, produtora rural, mas sobretudo por sua representação na defesa do homem do campo bem presente em sua entrada ao cantar um dos hinos do mestre Luiz Gonzaga ao nosso vaqueiro", assinalou Elismar.

Para Maria Elena, é uma honra partilhar a homenagem à Lú Vaqueira. "Este poder legislativo reconhece os valores que estamos destinando para justificar a nossa homenageada. Essa vida de gado cada um de nós conhecemos. Em detrimento as outras enormes contribuições que Lú Vaqueira possui, o trabalho que realiza na questão social, tudo isso nos levou a destinar essa medalha, mas o que mais nos motivou é o amor que a senhora tem pela cultura popular e dentro dela, pela cultura do vaqueiro, tão bem colocada pelo meu querido Elismar. A senhora trata isso com respeito e não é a toa que vieram aqui tantos vaqueiros, sanfoneiros, todos caracterizados e que deram o tom dessa homenagem. É uma força feminina que essa senhora possui. Dom Malan iniciou toda nossa história, educação, saúde, a nossa magistral Catedral, são bases sólidas que nunca forma mexidas e nunca serão. E a senhora, dona Lucimar, segue esses passos, predestinada", discursou a vereadora Maria Elena.

Lú Vaqueira agradeceu aos vereadores que lhe concederam a  comenda e das palavras que ouviu de todos os vereadores e convidados, a exemplo da prefeita de Dormentes, Josimara Cavalcanti. "Eu vou carregar para o resto da minha vida esse momento com a presença de todos os amigos, minha família, familiares. Um momento que será gravado em minha memória e meu coração, porque coisa boa se eterniza", agradeceu Lú Vaqueira. Ela encerrou como começou a sessão solene, com muita música e o aboio característico de sua história.

TEXTO: CINARA MARQUES

Fotos: Jean Brito