Sessão Solene marcada por emoção na entrega do título de cidadã petrolinense e Medalha Dom Malan a assessora parlamentar Fernanda Iara

por Waldiney Passos publicado 23/09/2019 16h55, última modificação 23/09/2019 17h04
Ex-chefe de gabinete do prefeito Miguel Coelho, deixou a função no começo do ano para chefiar o gabinete do deputado estadual Antônio Coelho, irmão do prefeito. Mas nos depoimentos de ex-colegas e do ex-chefe, Fernanda deixou sua marca como uma 'mãe', sempre conselheira e conciliadora.

A noite de entrega do título de cidadã petrolinense e da Medalha Honra Mérito Legislativo Dom Malan à Fernanda Iara de Carvalho Parente, ex-chefe de gabinete do prefeito Miguel Coelho e atual assessora parlamentar do deputado estadual Antônio Coelho, teve como marca principal, a emoção dos amigos, familiares e convidados presentes. Realizada na última quinta-feira, 19, na Câmara de Vereadores de Petrolina/PE, a condecoração reuniu amigos, familiares, servidores municipais e muitos convidados, entre eles, o ex-chefe e o atual da homenageada.

Fernanda comandou a chefia de gabinete da atual gestão municipal por pouco mais de dois anos, mas deixou sua marca. Nos discursos, a palavra ‘mãe’, conselheira, amiga, foram citadas com frequência, pelos ex-colegas de trabalho que viraram amigos. Alguns servidores da Prefeitura, e os amigos de jornada como os secretários municipais, definiram como de grande importância, a passagem de Fernanda durante sua curta, mas marcante passagem pelo 'Governo Novo Tempo'.

AUTORIA

As honrarias são fruto dos Decretos Legislativos nºs.621 e 622/2019, são de autoria do vereador Aero Cruz, líder do governo na Câmara Municipal. Aero lembrou em seu discurso de justificativa de concessão das comendas que não teve a melhor impressão quando conheceu Fernanda, mas ao conviver com ela durante os dois anos em que esteve no comando da chefia de gabinete da Prefeitura, aprendeu a admirar a amiga, a profissional dedicada e comprometida com seu ofício e no apoio ao prefeito na missão de governador Petrolina.

“Conheci Fernanda na posse de Miguel como deputado estadual e confesso que não tive a melhor impressão dela não. Ela olhou pra turma de Petrolina e disse, fique ai, tomem uma água e um café que estou resolvendo as coisas da posse. Eu fui logo dizendo quem é essa mulher chata, isso não vai dá muito certo com essa turma aqui. Petrolina é diferente. Mas Miguel convocou ela para a chefia de gabinete e no dia a dia fui vendo quem era de fato Fernanda. Quantas vezes eu ia a uma reunião na Prefeitura e vi Fernanda sair da Prefeitura dez, onze horas da noite. Ela se transformou numa grande amiga e eu não poderia deixar de prestar essa homenagem diante de tanta dedicação e carinho com nosso povo”, discursou Aero.

Miguel também confessou que achou a mesma coisa que Aero da ex-auxiliar, mas logo mudou sua opinião e lembrou que Fernando foi uma das pessoas mais importantes durante seus dois anos como deputado estadual e na missão de conquistar a Prefeitura de Petrolina e depois, estar junto na equipe de governo. “Sei como foi sacrificantes, deixar os filhos e estar junto da gente nesse desafio, mas Fernanda encarou e a prova é esse reconhecimento com esse auditório lotado. Uma homenagem justa e merecida", relatou o gestor petrolinense.

O deputado Antônio Coelho parabenizou Aero pela homenagem feita a sua chefe de gabinete e corroborou com todos os adjetivos citados pelo vereador e pelo prefeito à Fernando Iara. "Tem contribuído com nosso trabalho na Alepe com a mesma competência de quem a conhece", frisou o deputado.

A homenageada agradeceu as condecorações vindas do "amigo" vereador Aero Cruz, a todos as palavras carinhosas vindas dos ex-colegas, de amigos, autoridades e do irmão que representou a família, e salientou que já se sentia uma petrolinense de coração.

"Vivi essa cidade nesse projeto de um prefeito aguerrido, competente e de uma visão de gestão invejável. Contem sempre comigo", disse Fernanda Iara, salgueirense de nascimento e agora também petrolinense de fato e de direito.

Por Cinara Marques

Foto: Jean Brito