Entrega da Medalha de Honra Mérito Legislativo Dom Malan: uma verdadeira 'aula' de sessão solene

por Waldiney Passos publicado 18/08/2019 16h05, última modificação 18/08/2019 19h59
A homenagem foi feita aos professores Flávia Ramalho, Ana Rita Leandro, Adelmo Santana e Artidõnio Filho (IF-Sertão), proposta do vereador José Batista da Gama, e transformou o plenário da Casa Plínio Amorim, num espaço de muita emoção,celebração e agradecimento aos educadores e suas trajetórias de dedicação à educação e formação de muitos profissionais na região.

Foi uma sessão solene em forma de aula. A entrega na sexta-feira, 16, da Medalha de Honra Mérito Legislativo Dom Malan, principal comenda da Câmara de Vereadores de Petrolina/PE, aos professores: Flávio Cartaxo Ramalho Vilar, Ana Rita Leandro dos Santos, Artidônio Araújo Filho e Adelmo Santana, os quadro do Instituto Federal Sertão Pernambucano (IF-Sertão), Campus Zona Rural, foi marcada por emoção e muito reconhecimento aos homenageados. A honraria foi fruto do projeto de decreto legislativo – PDL – do vereador José Batista da Gama, que é também professor e companheiro de trabalho dos agraciados.

Para Zé Batista, ao indicar os colegas para serem homenageados na Casa Plínio Amorim, pensou na história de dedicação dos escolhidos com a educação e o conhecimento que ao longo dos anos, vêm destinando na formação de “honrados profissionais’, dedicados e vitoriosos em suas profissões.

“Peço até desculpas se me alongar no discurso, mas não sempre que temos uma sessão solene com quatro homenageados. São pessoas merecedoras e competentes no que fazem. Todos com longa envergadura e que de destacam em suas áreas”, registrou o autor da homenagem.

A sessão, presidida pela vereadora Cristina Costa, teve momentos de muita emoção e alegria, pois, além dos familiares dos homenageados, colegas de trabalho, amigos, os alunos de cada um, fizeram questão de comparecer à sessão solene e vibrar com a homenagem que cada uma estava recebendo. No discurso da professora Ana Rita Leandro, bastante aplaudida na hora de receber a medalha das mãos do vereador José Batista.

“Para mim lecionar é diversão e dedico essa medalha de modo muito especial a todos que me acolheram nessa cidade, aos colegas, a todos os meus alunos que me ajudaram e me ajudam a aprender um pouco mais, o que tornou essa missão ainda mais prazerosa. E faço um agradecimento especial a vocês vereadores por escolher professores para homenagear e isso faz com que, façamos nosso trabalho para tornar Petrolina cada vez mais próspera, mas sustentável”, detalhou a professora Ana Rita.

A professora Flávia Ramalho elogiou também a forma que foi acolhida e tem muita gente que lhe ajuda até hoje. “Agradeço a toda a minha família, meus alunos bolsistas. Sou muito grata pela minha profissão e aos meus filhos que são meu alicerce”, considerou Flávia.

O colega das professoras Flávia e Ana Rita, o professor Adelmo Santana, falou rápido, mas deixou seu registro. “Sou grato por receber uma homenagem que tem um nome de um visionário como foi Dom Malan. Ele que fez Petrolina ser o que é hoje”, disse.

Um dos mais experientes do grupo e que estava sendo também homenageado, o professor Artidônio Araújo Filho que já fez de tudo dentro do IF-Sertão, reiterou a importância da comenda que recebia como homenagem do poder legislativo municipal.

“São 24 anos dedicados ao IF-Sertão, passeio por vários cargos, Me sinto duplamente homenageado, pois Dom Malan simboliza o que significa o que Petrolina é”, assinalou


FALAS


O secretário chefe da assessoria especial do governo municipal, Orlando Tolentino representou o prefeito Miguel Coelho na sessão solene, elogiou a escolha do vereador Zé Batista para a homenagens. “Você Zé Batista, foi muito feliz quando escolher professores para homenagear”, descursou.

A vereadora Maria Elena de Alencar registrou o momento solene e marcante para a educação com professores sendo agraciados com a principal honraria da Casa Plínio Amorim. Ela falou em nome dos vereadores presentes na solenidade.

“Os senhores e as senhoras carregarão com vossas senhorias, um verdadeiro troféu, de ouro maciço, diante da importância desta honraria. É uma comenda que referendam o papel fundamental que desenvolvem e que vão ainda desenvolver mais para o nosso Sertão, para potencializar cada vez mais os nosso técnicos que já produziram e que ainda irão produzir”, pontuou Maria Elena.

Para a vereadora Cristina Costa, que presidiu a solenidade, ter professores como homenageados, representa um importante simbolismo no momento atual registrado com grande destaque pela Câmara de Vereadores de Petrolina.

“Para mim foi uma honra como professora que sou, presidir essa verdadeira aula. Ao homenagear esses educadores, a Câmara vive um momento feliz, principalmente devido a situação em que se encontra a nossa educação. Ser professor é um ato de amor”, finalizou a professora e vereadora Cristina Costa.

Além de Maria Elena e Cristina Costa, e do vereador Zé Batista, autor da homenagem, ainda estiveram representando o poder legislativo na sessão solene, os vereadores Elismar Gonçalves, Ronaldo Silva, Osinaldo Souza, Aero Cruz (líder da situação) e Paulo Valgueiro (líder da oposição).

 

 

Por Cinara Marques

Fotos: Jean Brito

Ana Rita Leandro dos Santos
Ana Rita Leandro dos Santos disse:
19/08/2019 00h57
Mármore serei grata ao Professor Zé Batista, de modo especial, e aos vereadores que nos concederam esta honraria.
Uma solenidade linda e emocionante, que marcou a minha vida e dos meus pais. Gratidão, sempre!
Ana Rita Leandro dos Santos
Ana Rita Leandro dos Santos disse:
19/08/2019 01h01
Mármore serei grata ao Professor Zé Batista, de modo especial, e aos vereadores que nos concederam esta honraria.
Uma solenidade linda e emocionante, que marcou a minha vida e dos meus pais. Gratidão, sempre!
Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.