Vereador Cícero Freire é eleito 2º vice-presidente da Câmara

por Waldiney Passos publicado 04/12/2019 14h40, última modificação 04/12/2019 18h04
A função estava vaga desde fevereiro com a renúncia do vereador Gilberto Melo que saiu para assumir a liderança do PR na Casa Plínio Amorim e comandar a Comissão de Saúde da Câmara de Petrolina.

Com três abstenções, um voto contra e os demais favoráveis, o vereador Cícero Freire passará a ocupar a partir desta quinta-feira, 5, a 2ª  vice-presidência da Câmara Municipal de Petrolina/PE.

A eleição transcorreu em meio à polêmica da saída do primeiro vice-presidente, vereador Ronaldo Souza - Ronaldo Cancão - que registrou que o momento não era adequado para a escolha, mas em votação e com maioria no plenário concordando para que a votação ocorresse ontem memso, a eleição prosseguiu logo após que foi votada a Lei Orçamentária Anual - LOA.

Cícero frisa que chega à Mesa Diretora com a humildade que sempre pautou a sua vida pública.

"É um prazer grande. Nós estamos construindo esse momento há vários meses, tendo o apoio de nossa bancada do governo e a gente só tem a agradecer a confiança", disse Cícero.

Sobre a ameaça do vereador Ronaldo Cancão de renunciar a função de ocupa na Mesa porque por não teria visto acatada sua sugestão de colocar a escolha do novo ocupante da segunda vice-presidência para outra data como, segundo o mesmo, estava acordado, Cícero Freire minimizou.

"Essa é uma prerrogativa dele (renúncia. Eu acredito que não vá renunciar, é um pessoa sensata e aqui, é apenas mais um filho de Deus que está para chegar nessa nova função", acrescentou o novo segundo vice-presidente da Casa Plínio Amorim.

Segundo o presidente vereador Osório Siqueira que deu posse a Cícero Freire logo após o resultado da confirmação do colega como novo 2º vice-presidente na Mesa Diretora, os vereadores solicitaram a eleição naquele momento e não houve motivo para o desconforto de Ronaldo Cancão.

"Não acredito que o colega Ronaldo Cancão deva renunciar. Não sei porque ele não aceitou essa escolha de Cícero Freire ficar ao seu lado. Aí só ele pode explicar", disse o presidente da Câmara.

Osório explica que caso a renúncia ocorra, poderá haver uma nova eleição para a escolha do cargo hoje ocupado por Ronaldo Cancão.

Pro Cinara Marques

Foto: Jean Brito