Vereadores apresentam requerimentos com Moção de Aplausos e solicitações ao governo municipal em nome da população petrolinense

por Waldiney Passos publicado 04/11/2019 04h50, última modificação 04/11/2019 05h03
Alguns parlamentares da bancada do governo, ainda discutiram sobre indicações que estão apresentando de obras já licitadas e em execução. O presidente Osório Siqueira pediu mais cuidado quanto a isso e que tomará providência junto á Mesa Diretora. Ao se desentenderem sobre as autorias de indicações, provocou a ironia da oposição. "Essa arenga não fica bem para esta Casa", disse o vereador Paulo Valgueiro, líder oposicionista..

Os vereadores apresentaram na última sessão, dia 31, requerimentos diversos para a concessão de Moção de Aplausos. Ainda no Plenário Edvaldo Gomes, o vereador Paulo Valgueiro, lí der da oposição, solicitou informação, por meu do requerimento nº 337/2019, ao prefeito Miguel Coelho sobre o Programa Renova Casa de moradia popular do município.

"Alguns moradores já estão aptos para terem acesso ao programa e ainda não tiveram respostas da Prefeitura", argumentou o vereador.

A pauta legislativa prosseguiu com a apresentação de Moção de Aplausos, com o vereador Aero Cruz parabenizando o presidente do Sindsemp, Walber Lins, pela festa do servidor público que comemorou seu dia em 28 de outubro. O vereador Ronaldo Souza dedicou aplausos ao médico Augusto Coelho que após uma vida inteira dedicada à Apami, anunciou seu afastamento da presidência que ficará à cargo do médico Luiz Gustavo.

Outra Moção de Aplausos de Ronaldo foi dedicada á Embrapa Semiárido pelo apoio à comunidade da Ilha do Coqueiro que tem acompanhado os agricultores locais em capacitações para o manejo da mandioca. Ainda o vereador José Batista da Gama, destinou Moção de Aplausos aos empresários, Joelson Morais Feitosa e Vinicius Gomes, responsáveis pela promoção do  jogo espetáculo com o maior jogador de futebol de salão dos últimos tempo, o Alessandro Rosa Vieira, mais conhecido como Falcão e o Adonias Fonseca Rodrigues, um dos maiores jogadores de futebol freestyle do mundo na atualidade.

DEBATE INDICAÇÕES

Em destaque algumas indicações, a exemplo da de autoria do  Vereador Ronaldo Silva apresentou indicações para ação da Prefeitura para a comunidade do Bom Jardim, zona rural, retirando dois postes da avenida principal da localidade; e ainda solicitou recapeamento asfáltico de algumas ruas do bairro Gercino Coelho, bem como da construção de um Centro Municipal de Educação Infantil -  CMEI e uma praça para a comunidade.

Outro da bancada da situação, o vereador Ruy Wanderley, reforçou pedidos para as pavimentações que estão ocorrendo na Vila Eduardo e bairro Fernando Idalino. O vereador Elismar Gonçalves solicitou a recuperação do Clube do Bairro no Bebedourou e a construção de outro equipamento semelhante no bairro Ouro Presto.

Para o vereador Gilmar Santos, seria importante que o programa de quadras da Prefeitura que estão sendo construídas com recursos federais via emenda parlamentar, tivesse a contrapartida da Prefeitura, fazendo a cobertura desses espaços. "É uma obra louvável, mas que dificilmente a comunidade possa aproveitar da fora como deve ser. Num calourão que se faz em Petrolina, fica difícil aproveitar a quadra como seria caso tivesse coberta", assinalou o oposicionista.

O vereador Pastor Alex de Jesus solicitou pavimentações para a Vila Marcela e Loteamento Recife, com o colega Ronaldo Silva registrando que são ruas já solicitadas através de indicações de sua autoria. Presidente da Casa, o vereador Osório Siqueira pediu para evitar pedidos de pavimentações já licitadas.

"Vamos evitar pedidos que obras que já foram licitadas". O vereador Gaturiano Cigano classificou de "oportunismo" colegas que apresentam indicações de ruas que já foram licitadas, projetos aprovados. "Não me sinto confortável em votar essas indicações. Era ter ido antes e não agora. Peço destaque de indicações com essa conotação", frisou Gaturiano.

"Nós vamos informar agora para que essas indicações não venham para a votação para não haver essas repetições", acrescentou o presidente Osório Siqueira.

O vereador Rodrigo Araújo chamou a atenção também sobre o tema. "A gentes está aqui é para pedir mesmo. O bom é deixar de picuinha", destacou.

O líder da oposição se irritou. "Eu indico que o líder do governo reúna seu grupo, deixe de arengar que isso não está ficando bem para a Casa", opinou Paulo Valgueiro, com o líder da situação rebatendo. "Quem vê isso até parece que os colegas da oposição são uns anjinhos", rebateu vereador Aero Cruz.

 

 

 

Por Cinara Marques

Foto: Jean Brito

 

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.