Vereadores aprovam remanejamento de recursos do programa de pavimentação de Petrolina para execução de obras de saneamento na bacia do Dom Avelar

por Waldiney Passos publicado 29/05/2019 11h02, última modificação 29/05/2019 11h02

Os vereadores de Petrolina/PE, aprovaram por 20 x 0 o projeto de lei de autoria do Poder Executivo que remaneja recursos do programa de pavimentação do município para a execução de obras de saneamento na bacia do bairro Dom Avelar, na zona norte da cidade.

A bancada de oposição foi favorável, citou o respeito aos moradores da região do bairro Dom Avelar como motivo para concordar com o remanejamento, mas frisou que estará atenta para que a obra seja de fato executada e essas pessoas possam enfim saírem da lama e do esgoto.

“Votamos á favor para que nosso povo possa sair da lama e do esgoto, mas vamos fiscalizar, evitar manobras, porque nosso povo não é bobo. Sei que o prefeito pode acertar muito mais e fazer o melhor por Petrolina, agora com transparência como nosso projeto de lei que tramita nesta Casa em que o povo decide que ruas quer que pavimente em seu bairro”, considerou o vereador Gilmar Santos.

O líder da oposição, vereador Paulo Valgueiro, lembrou que votou contrário a um novo endividamento para o município, porque o correto é a gestão mostrar a capacidade de gerir o que Petrolina arrecada. “Mas somos responsáveis, esse empréstimo foi aprovado, temos a responsabilidade de ajudar a amenizar o sofrimento dessas famílias que moram nas comunidades da bacia do Dom Avelar. Essa autorização do projeto de lei 05/2019 terá o voto favorável dessa bancada, mas cobra que os valores de R$ 6 milhões anunciados pela Prefeitura, venha escrito nesse projeto que não veio”, constatou Valgueiro.

O líder da situação e primeiro vice-presidente da Casa Plínio Amorim, vereador Ronaldo Souza – Ronaldo Cancão - fez críticas à Compesa que alega insegurança jurídica para não realizar o saneamento da bacia Dom Avelar e elogiou a determinação da destinação dos recursos municipais para esses serviços.

“Não seria obrigada dele realizar essa obra, mas o prefeito tem acompanhado o sofrimento daquelas pessoas e vai investir os R$ 6 milhões para melhorar as condições de vida da população do Dom Avelar. Aprovar esse projeto é virar a página da situação de abandono que se encontra quem mora nas comunidade da bacia do Dom Avelar. Esse problema deve ser resolvido pra ontem. Parabenizo o prefeito Miguel Coelho por essa iniciativa”, ressaltou o vereador Ronaldo Souza.

Texto: Cinara Marques

FOTO: JEAN BRITO