Câmara cria Semana Municipal da Mulher Cordelista e presta homenagens a diversas personalidades com títulos de cidadania petrolinense e Medalha Dom Malan

por Waldiney Passos publicado 02/12/2020 23h35, última modificação 02/12/2020 23h48
A semana especial passará a integrar o calendário oficial de eventos de Petrolina-PE e tem como autor do PL o vereador Professor Gilmar Santos, PT. Diversos vereadores apresentaram ainda, projetos de decretos legislativos de concessão de títulos de cidadania petrolinense e Medalha de Honra Mérito Legislativo Dom Malan, principal comenda da Casa Plinio Amorim. Houve ainda uma preocupação com a questão do aumento de casos da Covid que acende o alerta na região.

Petrolina ganhará a Semana Municipal da Mulher Cordelista. A propositura foi aprovada na sessão plenária desta terça, dia 1º e dezembro e tem como autor o vereador Professor Gilmar Santos, do PT, que integra a bancada de oposição na Casa.

A proposta institui a Semana Municipal da Mulher Cordelista- Maria das Neves Batista Pimentel - que passará a fazer parte do calendário oficial de eventos do município.

Ainda na pauta dentro da Ordem do Dia do grande expediente, foram aprovados alguns projetos de decretos legislativos que prestarão homenagem a algumas personalidades que desempenham importantes e relevantes serviços à Petrolina.

Entre os decretos legislativos que tiveram o aval dos parlamentares presentes, destaque para a concessão dos títulos de cidadania, a exemplo do Projeto de Decreto Legislativo nº 062/2020 –  de autoria do vereador Alvorlande Cruz, do Republicanos, que concede Título de Cidadã Petrolinense a Senhora Regina Gomes de Azevedo.

Também deverá se tornar cidadão petrolinense, fruto do Projeto de Decreto Legislativo nº 071/2020 – o senhor Aldo Menezes de Sá, homenageado pelo vereador Gilberto Melo, DEM.

De autoria dos vereadores, Osinaldo Souza, MDB, e Elias Jardim, o Projeto de Decreto Legislativo nº 073/2020 – concede Título de Cidadão Petrolinense ao Ancião Aldo Marques da Silva que também será agraciado, fruto de outro decreto legislativo Osinaldo e Elias, de nº 074, com a Medalha de Honra Mérito Legislativo Dom Malan, principal comenda do poder legislativo municipal.

Outro a prestar homenagem através da aprovação dos PDLs 081 e 082, aprovados na sessão desta terça, foi o vereador Cícero Freire, do Republicanos, que irá conceder a cidadania petrolinense e a Medalha de Honra e Mérito Legislativo Dom Malan ao Senhor Adolar José Kelle.

Já o líder do governo, vereador Aero Cruz, MDB, entregará o título de cidadão petrolinense e a Medalha Dom Malan ao procurador geral do estado, Marcos Elesbão.

COVID

A sessão ordinária também teve falas de preocupação dos vereadores com o avanço da Covid-19 que volta a assustar a todos, críticas na condução do governo do estado que desativou leitos na UPAe e o hospital de campanha instalado na Univasf e que tratava pacientes de Covid, como destacou o vereador Ronaldo Cancão, DEM.

"A  gente pede a Deus que não volte uma nova onda em nossa cidade. Pernambuco está em sinal de alerta. Temos que cuidar mais das pessoas. O ato do governador foi covarde e irresponsável de fechar antes do tempo o hospital de campanha e a UTI Covid na UPAe", comentou o primeiro vice-presidente da Câmara, vereador Ronaldo Cancão.

Gilmar Santos, como Cancão, solicitou também maior cuidado da Casa nos cumprimentos dos protocolos sanitários para controle de acesso ao legislativo e demais regras de combate à Covid-19, "Reitero o que colocou aqui o colega Ronaldo Souza", frisou Gilmar.

Outra a destacar essa preocupação com o avanço de casos de contaminação do novo coronavírus foi a vereadora Maria Elena de Alencar, MDB. 

"Foi de grande relevância os colegas Ronaldo e Gilmar trazerem esse debate com relação à Covid, porque a doença não acabou e a estrutura municipal deve continuar colocando todos os esforços, continuar na pegada, porque Miguel Coelho foi o prefeito que melhor cuidou das questões da Covid. É importante não chegarmos ao que vive as grandes cidade com pessoas morrendo por falta de leitos", pontuou a emedebista.

 

 

 

 

 

 

Por Cinara Marques

Foto: Jean Brito - divulgação

 

error while rendering plone.comments