Câmara de Petrolina será presidida pelo vereador Aero Cruz

por waldiney — publicado 02/01/2021 22h25, última modificação 02/01/2021 22h50
Sem bate-chapa, a chapa única encabeçada por Aero que inicia seu segundo mandato como um dos oito mais bem votados da atual legislatura, obteve 20 votos. Dos 23 vereadores, dois votaram em branco e um disse não ao pleito do emedebista.

Vinte votos favoráveis, dois brancos e um contrário. Foi assim a eleição do vereador Aero Cruz, MDB, para presidir a Mesa Diretora da Câmara de Petrolina-PE.

Os votos em branco foram da vereadora Samara da Visão e do vereador Marquinho do N4, do PSD. Já o 'não' foi do vereador Gilmar Santos, PT. Os três integram a oposição da atual legislatura da Casa Plínio Amorim. O outro integrante do grupo, vereador Elismar Gonçalves, Podemos, foi um dos 20 que aprovaram a escolha de Aero para comandar o legislativo petrolinense.

Integrante da bancada da situação na Casa, Aero fez questão de agradecer à colega Maria Elena de Alencar, MDB que com seis mandatos se configurava como uma das favoritas para a disputa à presid|ênciaa do pode legislativo de Petrolina, caso houvesse bate-chapa.

Mas, em nome da unidade do seu partido e da bancada, como ela mesmo disse ao declarar seu voto em Aero, Maria Elena resolveu retirar seu nome. Aero disse que não esqueceu o gesto da colega e que estará pronto para retribuir quando ela precisar.

"Quero fazer um agradecimento à vereadora Maria Elena. Ela fez um gesto grande e gesto, como diz Fernando Bezerra Coelho, se paga com gesto. Pode ter certeza vereadora Maria Elena que reconheço pela senhora ter dado um passo atrás para amanhã dar dois passos à frente. E na hora que a senhora precisar deste presidente, eu estarei sempre à disposição", destacou Aero Cruz que era o líder do governo de Miguel Coelho até dezembro.

O agora comandante da Mesa Diretora da Casa Plínio Amorim fez questão de registrar os 10 anos da gestão do ex-presidente vereador Osório Siqueira, MDB. "Daremos continuidade aos avanços que você implantou nesta casa, Osório", considerou.

O vereador do MDB ainda registrou seu início na política quando fazia campanha para o ex-vereador Juarez Amorim que lhe apresentou ao então deputado federal Fernando Bezerra e de lá pra cá são mais de 30 anos. Citou de algumas piadas que recebeu na Casa por ter sido suplente, mas que não se abalou e trabalhou para chegar onde chegou.

"Disputando com vereadores de três mandatos, de quatro mandatos, de cinco mandatos, me tronei o primeiro suplente. Mas recebi piada e continuei no meu trabalho, cheguei a liderança do governo maior prefeito que Petrolina já teve e fui continuar a caminhada. Quando as urnas se abriram, Miguel foi reeleito e eu fui o oitavo mais votado aqui desta casa. Nunca neguei que tinha o sonho de presidir esta Casa. Hoje minha palavra é gratidão aos que estiveram comigo, ao apoio do grupo do senador Fernando Bezerra Coelho, do prefeito Miguel Coelho. Sei da responsabilidade que estou recebendo, mas confio na Mesa Diretora que montei e darei a resposta aqueles que acharam que um suplente de vereador não seria um bom vereador", assinalou.

E deixou um recado para a oposição. "Não serei mais líder do governo, agora sou presidente empossado e sou presidente da Câmara de Vereadores. Não sou presidente de partido político, nem de bandeira politica nem de cor partidária. Quero dizer que sou presidente de todos os vereadores desta Casa", acrescentou.

A escolha da nova Mesa Diretora se configurou como a primeira sessão ordinária da nova legislatura que foi realizada após o ato de posse dos legisladores e do prefeito Miguel Coelho, MDB, eleitos em novembro de 2020. A cerimônia aconteceu no começo da noite deste 1º de janeiro, na Concha Acústica, centro de Petrolina, antes da sessão da eleição do novo comando da Casa Plínio Amorim.

CONFIRA A NOVA COMPOSIÇÃO DA MESA DIRETORA DA CÂMARA MUNICIPAL DE PETROLINA:

Presidente - vereador Aero Cruz-MDB

Primeiro vice-presidente -vereador Manoel da Acosap - DEM

Segundo vice-presidente - vereador Diogo Roffmann - PSC

Terceira vice-presidente - vereador Zenildo do Alto do Cocar - MDB

Primeiro secretário - vereador Rodrigo Araújo - Republicanos

Segundo secretário - vereador Capitão Alencar - Patriotas

Terceiro secretário - vereador Gaturiano Cigano - DEM

 

 

 

 

 

Por Cinara Marques

Foto - Jean Brito-divulgação

error while rendering plone.comments