Atualizado em: 17 de abril de 2024 às 13:19h

Artista Del Feliz recebe Título de Cidadão Petrolinense em cerimônia realizada na Câmara Municipal de Petrolina

A Câmara Municipal de Petrolina realizou na noite da última terça-feira (21) a cerimônia de entrega do Título de Cidadão Petrolinense ao músico Del Feliz, natural da cidade de Riachão do Jacuípe-BA. Na ocasião estiveram presentes amigos e representantes da família do homenageado. Fizeram parte da mesa o vereador Gilmar Santos, autor do projeto que […]

27/06/2022 12h15 Atualizado há 2 anos atrás

A Câmara Municipal de Petrolina realizou na noite da última terça-feira (21) a cerimônia de entrega do Título de Cidadão Petrolinense ao músico Del Feliz, natural da cidade de Riachão do Jacuípe-BA. Na ocasião estiveram presentes amigos e representantes da família do homenageado. Fizeram parte da mesa o vereador Gilmar Santos, autor do projeto que concedeu o Título, além dos vereadores Marquinhos do N4 e Samara da Visão, como também o Deputado Estadual da Bahia, Deputado Zó.

Na justificativa do Projeto de Decreto Legislativo 046 de 23/07/2020, o vereador Gilmar Santos menciona o artista como “O poeta que apresentou Petrolina ao mundo”. Através da música e da poesia do cantor, compositor e poeta Del Feliz, o nome do Sertão, representado por Petrolina-PE, ultrapassou fronteiras alcançando mais de 50 países, dentre eles, Estados Unidos, França, Inglaterra, México, Noruega e Japão.

Após a entrega do Título, Del Feliz agradeceu a todos os vereadores pelo recebimento da honraria, falou sobre sua trajetória e daquilo que o marcou na cidade. “Petrolina tem muita coisa pra gente se orgulhar, tem muita coisa maravilhosa que nos faz acreditar num desenvolvimento ainda maior, num lugar ainda melhor pra se viver. Não é fácil viver de arte nesse país, mas feliz é o lugar, assim como Petrolina, que diante de todas as dificuldades ainda consegue ter exuberância na sua área cultural, na sua área artística, esse foi um dos aspectos muitos marcantes pra mim nessa cidade. Eu tenho muito amor por essa terra”, declarou.

Desde o início da carreira, o poeta Del Feliz tem uma relação especial com Petrolina. No ano 2000 ele esteve na cidade, onde se apresentou e conheceu algumas rádios. Depois de diversas vindas, em 2008, o poeta fez uma canção com o título ‘Petrolina’, em parceria com o artista Rosalvo Antônio e participação especial do cantor Geraldo Azevedo. O material foi veiculado por muito tempo na programação da TV Grande Rio – afiliada Rede Globo. A emissora ainda veiculou o clipe ‘Que Tal’ gravado na cidade, como um presente ao público local. Depois disto, o poeta gravou um videoclipe da música ‘Rainha Minha’ em uma chácara situada no município, com a participação de uma atriz e um músico petrolinenses até então anônimos. Del Feliz deu início a várias parcerias na cidade: gravou canções de Rosalvo Antônio e Gilmar Santos, com participação de Flávio José.

As composições de Del Feliz foram gravadas por diversos e consagrados artistas brasileiros, como Maria Bethania, Dominguinhos, Fagner, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Flávio José, Michel Teló, Dudu Nobre. Del Feliz teve a música ‘Abra a porta’, eleita como a melhor canção do São João 2017; foi eleito o melhor artista do São João da Bahia 2018 e, em 2019, recebeu o Oscar da Música Nordestina, o Troféu Gonzagão, com a melhor música do ano, ‘Eu sou São João’. A canção tornou-se o tema da campanha pelo tombamento do forró como Patrimônio Cultural do Brasil, no qual Del Feliz é o artista padrinho nacional do projeto.

Fotos: Lizandra Martins
Texto: Nilzete Brito