Atualizado em: 2 de dezembro de 2022 às 12:51h
Encontre o que você precisa aqui:

Autor: Nilzete Brito

Câmara de Petrolina homenageia Comunidade Surda pelos 20 anos da Lei de reconhecimento da linguagem de sinais no Brasil

A Câmara Municipal de Petrolina realizou na Sessão desta terça-feira (26), uma homenagem à Comunidade Surda em comemoração aos 20 anos da Lei de Reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio legal de comunicação e expressão, celebrados no dia 24 de abril. Durante a Sessão Plenária, a Câmara recebeu na Tribuna a Líder […]

27/04/2022 11h56 Atualizado há 7 meses atrás

A Câmara Municipal de Petrolina realizou na Sessão desta terça-feira (26), uma homenagem à Comunidade Surda em comemoração aos 20 anos da Lei de Reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio legal de comunicação e expressão, celebrados no dia 24 de abril. Durante a Sessão Plenária, a Câmara recebeu na Tribuna a Líder da Comunidade Surda em Petrolina, Carmela de Cássia de Brito Correia, e entregou, em nome de todos os vereadores, um Certificado de Reconhecimento pela data.

Em sua participação, Carmela se comunicou por meio de Libras, acompanhada pelo intérprete da Casa, Valdir Vieira, e agradeceu a homenagem. “Estou muito grata pela atenção que a Câmara de Vereadores teve sobre a nossa comemoração da Lei de Libras (Lei nº. 10.436/2002) que oficializa a nossa língua como uma língua oficial no nosso país. […] Essa língua é o nosso orgulho, é o orgulho da nossa comunidade surda”, declarou.

Na ocasião, o presidente da Casa, vereador Aero Cruz, declarou que se sente feliz com o fato de a Câmara de Petrolina ser uma das Casas Legislativas que possuem intérprete de Libras no Estado de Pernambuco. No ato da entrega da homenagem, o presidente reforçou que esta é uma iniciativa de toda a Casa e enfatizou a indicação de sua autoria, apresentada nesta terça-feira, que solicita a criação de uma Central de Libras na cidade.

Ao final, Carmela pediu o apoio dos vereadores para cobrar que as leis de acessibilidade sejam aplicadas. “Eu fui assaltada e não sabia o que fazer, como que eu ia ligar para a polícia? O SAMU também é uma grande dificuldade. […] Isso já está na Lei, mas nesses 20 anos não está sendo cumprido. Estamos lutando com perseverança para que essas leis sejam cumpridas, a gente precisa que haja acessibilidade nos locais públicos. Contamos com o apoio de vocês”, finalizou.

A homenagem foi transmitida no Canal do YouTube da Câmara de Petrolina e pode ser assistida pelo link:


Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support