Atualizado em: 28 de setembro de 2021 às 16:23h
Encontre o que você precisa aqui:

Início Comissão de Saúde de Petrolina entrega relatório sobre Unidades de Saúde da área irrigada

A Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Petrolina, presidida por César Durando (DEM) e tendo Zenildo do Alto Cocar (MDB) como relator e Marquinhos Amorim (Republicanos) como secretário, acompanhados por Samara da Visão (PSD), se reuniu com a secretária de saúde do município, Magnilde Albuquerque, na manhã desta sexta-feira (23). O encontro se deu para a entrega do relatório, elaborado pela Comissão, que traz um panorama e as demandas das Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos projetos C-3, N-6, N-7, N-8 e N-9.

O relatório, com todas as observações das UBS visitadas, tem o intuito de levar informações à Secretaria de Saúde e auxiliar no planejamento de trabalho do órgão. Para César Durando, presidente da Comissão, “nossa intenção é ajudar, é melhorar o sistema de saúde da cidade”. Com essas informações, a secretaria conseguirá projetar as ações imediatas e as posteriores. Ainda de acordo com o vereador, “as reformas, por exemplo, precisam ser colocadas em um planejamento financeiro, mas outras coisas podem ser mais imediatas”.

Para Samara da Visão, a entrega do relatório foi importante por mostrar algumas carências mais urgentes ao executivo municipal, como a readequação da Unidade de Saúde do N-7 para comportar a demanda de pacientes e a necessidade de ter uma equipe de saúde bucal no atendimento da população local. Para a vereadora, a ampliação do horário de atendimento e a disponibilidade de uma ambulância também são pontos essenciais. “A Comissão de Saúde da Câmara, os profissionais de saúde das Unidades e a Secretaria de Saúde foram muito prestativos e abertos durante as visitas e os encaminhamentos feitos”, afirma Samara da Visão.

A ida da Comissão à Secretaria de Saúde foi importante porque o relatório “reforça as informações que nós temos. Acabamos de fechar a licitação de material de manutenção e vamos começar pelas Unidades que estão com maior dificuldade. E é sempre bom receber os vereadores, em especial a Comissão de Saúde, pois podemos também tratar de outros temas e, assim, a gente se une para melhorar a saúde de Petrolina”, afirma Magnilde Albuquerque, secretária de saúde do município.