Atualizado em: 7 de dezembro de 2022 às 13:12h
Encontre o que você precisa aqui:

Autor: Nilzete Brito

Projeto de Lei que institui Piso Salarial dos servidores ACS e ACE é aprovado pela Câmara de Petrolina

Foi aprovado por unanimidade na Sessão desta terça-feira (09) na Câmara Municipal de Petrolina o Projeto de Lei nº 014/2022, de autoria do Poder Executivo, que institui o Piso Salarial Profissional da Carreira dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Combate às Endemias (ACE). Os profissionais foram pessoalmente acompanhar a votação e […]

10/08/2022 11h28 Atualizado há 4 meses atrás

Foi aprovado por unanimidade na Sessão desta terça-feira (09) na Câmara Municipal de Petrolina o Projeto de Lei nº 014/2022, de autoria do Poder Executivo, que institui o Piso Salarial Profissional da Carreira dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Combate às Endemias (ACE). Os profissionais foram pessoalmente acompanhar a votação e lotaram o Plenário da Casa Plínio Amorim.

O Projeto de Lei visa atender ao cumprimento da Emenda Constitucional nº 120, de maio de 2022, do Congresso Nacional que estabelece a política de remuneração e de valorização dos profissionais que exercem atividades de Agente Comunitário de Saúde e de Agente de Combate às Endemias.

A matéria estabelece que o vencimento dos agentes passa a ser de R$ 2.424,00 (dois mil e quatrocentos e vinte e quatro reais), equivalente a 2 (dois) salários mínimos. O valor do vencimento terá vigência a partir da data estabelecida pela Emenda Constitucional nº 120, de 05 de maio de 2022.

Votação

Antes da discussão e votação do PL, o presidente Aero Cruz passou a condução dos trabalhos ao vereador e vice-presidente da Mesa Diretora, Manoel da ACOSAP. O vereador é Agente Comunitário de Saúde e presidente da Associação da categoria.

Na oportunidade, os vereadores discursaram sobre o Projeto e ressaltaram a importância da valorização dos profissionais de saúde. O vereador Manoel da ACOSAP fez uso da Tribuna para falar sobre a trajetória desta conquista. “Foram muitas viagens à Brasília para pedir o apoio dos parlamentares em relação ao piso nacional. O que nós pedíamos lá atrás, nós já ultrapassamos aqui em Petrolina”, declarou o vereador. Ao final, o projeto foi aprovado por unanimidade pelo Plenário por 22 votos a zero e segue para ser sancionado pelo Poder Executivo.

A Sessão pode ser conferida na íntegra no Canal da Câmara de Petrolina no YouTube.

 

Publicado em 10/08/22

Texto e Fotos: Nilzete Brito
Assessora de Comunicação
Câmara Municipal de Petrolina-PE

 

 

 

 


Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support