Atualizado em: 19 de abril de 2024 às 13:04h

Servidora completa 30 anos de serviço no Poder Legislativo Municipal e recebe homenagem dos vereadores em Sessão Plenária

Cecília Alves de Souza completa 30 anos de trabalho na Casa Plínio Amorim nesta quarta-feira (01).

01/03/2023 13h26 Atualizado há 1 ano atrás

Nesta terça-feira (28) os Vereadores da Câmara de Petrolina prestaram homenagem à servidora mais antiga da Casa, Cecília Alves de Souza, que completa 30 anos de serviço no Poder Legislativo Municipal nesta quarta-feira (01). Ainda no início da Sessão Ordinária, o presidente Aero Cruz pediu permissão aos demais vereadores para interromper a justificativa das proposições e homenagear a servidora pela sua trajetória de servidos prestados à Casa Plínio Amorim. Cecília está à frente do Setor Legislativo e coordena o trabalho de organização e preparação das matérias como chefe do setor.

Na oportunidade os vereadores elogiaram e agradeceram à servidora pela sua dedicação ao Legislativo do Município. O presidente Aero Cruz abriu a homenagem agradecendo em nome de todos. “Cecília presta um grande serviço a todos os vereadores, a toda a população que aqui chega. Como presidente quero, em nome de todos os vereadores, agradecer e parabenizar pelo seu trabalho e deixar bem claro que você faz parte desta Casa, é um patrimônio desta Casa e tem aqui o nosso reconhecimento”, declarou. Em seguida, as vereadoras Maria Elena e Samara da Visão entregaram um presente à servidora em nome de toda a Câmara.

Perfil e trajetória

Cecília Alves de Souza nasceu no dia 22 de novembro de 1954, na cidade de Correntes, no Sítio Apipucos, microrregião de Garanhuns, no Agreste meridional de Pernambuco. Filha de Abelardo Alves de Souza e Tereza Lopes Monteiro de Souza, sendo a terceira filha dentre nove irmãos. Seu nome foi uma homenagem à irmã mais jovem do seu pai, de mesmo nome, e ao Dia de Santa Cecília que é comemorado no dia 22 de novembro.

Cecília permaneceu durante toda a sua infância e parte da adolescência, até o ano de 1968, na cidade de Correntes. Sua formação escolar da primeira à sétima série do ciclo primário foi adquirida em escola pública, no Grupo Escolar Djalma Dutra. Dos 11 aos 14 anos de idade Cecília trabalhou durante os sábados, dia que ocorria a feira livre na cidade de Correntes, primeiramente em uma loja de aviamentos e depois em uma mercearia. Em 1969, sua família migrou para a cidade de Garanhuns, município vizinho de Correntes, visando melhores condições de desenvolvimento.

Em Garanhuns, Cecília continuou seus estudos e concluiu o curso primário no Colégio Municipal Padre Agobar Valença. Neste mesmo colégio fez seus estudos secundários e em seguida realizou o curso de Técnico em Contabilidade, o qual concluiu no ano de 1972. Ainda no ano de 1969, conseguiu emprego no estabelecimento comercial LM De Siqueira & Cia, onde permaneceu até o ano de 1974, quando foi trabalhar em outro estabelecimento comercial a Drogaria Drogal/Nordrol. No ano de 1976, com 22 anos de idade, decidiu se mudar para a cidade de Recife, capital do Estado de Pernambuco, onde residiam suas duas irmãs mais velhas.

Em Recife, ainda no ano de 1976 começou a trabalhar nas Lojas Primavera. No ano de 1979 assume a gerência da loja Chris Óptica, onde permanece até o ano de 1991. Em Recife, no ano de 1987, nasce da sua filha. Ainda em busca de novas e melhores perspectivas e condições de vida, no ano se 1993 deixou a cidade de Recife, juntamente com sua filha, à época com 5 anos de idade, para fixar residência definitiva na cidade de Petrolina, no Sertão de Pernambuco.

Título e Medalhas

Em Petrolina, desde 1993 Cecília trabalha no Setor Legislativo da Casa Vereador Plínio Amorim, onde recebe, organiza e cataloga as matérias dos parlamentares. Atualmente exerce a função de chefe do setor, no qual coordena uma equipe de servidores e contribui para o andamento dos trabalhos legislativos. Em 2015, Cecília recebeu a Medalha de Honra ao Mérito Legislativo Dom Malan por meio do Projeto de Decreto Lei nº. 092/2015, de autoria dos então vereadores Dr. Pérsio Antunes e Alvorlande Cruz pela relevância dos seus serviços prestados. Em 2016 recebeu o Título de Cidadã Petrolinense por meio de Projeto de autoria do vereador Ailton Guimarães, subscrito por todos os vereadores. A servidora também já foi homenageada anteriormente com a Medalha de Honra ao Mérito Josepha Coelho.