Atualizado em: 5 de dezembro de 2022 às 12:52h
Encontre o que você precisa aqui:

Autor: Nilzete Brito

Vereadores aprovam Projeto de Lei que torna obrigatória a presença de doulas em maternidades de Petrolina

A Câmara Municipal de Petrolina aprovou na Sessão Ordinária desta terça-feira (18), por 19 votos a zero, o Projeto de Lei nº 039/2020 que dispõe sobre a obrigatoriedade de maternidades, casas de parto e estabelecimentos hospitalares congêneres, da rede pública e privada de Petrolina permitirem a presença de doulas durante todo o período pré-natal, trabalho […]

19/10/2022 11h51 Atualizado há 2 meses atrás

A Câmara Municipal de Petrolina aprovou na Sessão Ordinária desta terça-feira (18), por 19 votos a zero, o Projeto de Lei nº 039/2020 que dispõe sobre a obrigatoriedade de maternidades, casas de parto e estabelecimentos hospitalares congêneres, da rede pública e privada de Petrolina permitirem a presença de doulas durante todo o período pré-natal, trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, sempre que solicitado pela parturiente.

A matéria esclarece que doulas são acompanhantes de parto escolhidas livremente pelas gestantes e parturientes, que visam prestar suporte durante o trabalho de parto, favorecendo sua evolução e bem-estar da gestante, com certificação ocupacional em curso para essa finalidade. De acordo com o texto, a presença destas profissionais não deve ser confundida com a presença do acompanhante e, na hipótese de o espaço físico do centro obstétrico não comportar a permanência de ambos, deve ser viabilizada presença do acompanhante ou da doula, conforme indicado pela gestante.

Segundo a autora do Projeto, a vereadora Maria Elena, mesmo com a presença de médicos, enfermeiros e auxiliares, esse atendimento ainda é muito técnico. “A gente sabe da necessidade de ter uma profissional no parto que vai auxiliar em atividades como, por exemplo, conduzir a mãe para caminhar, para se abaixar, para fazer um exercício de respiração adequado, são muitos os serviços que uma doula pode prestar a uma mãe nesse momento”, disse a vereadora. O Projeto de Lei segue agora para ser sancionado pelo Poder Executivo Municipal e pode ser conferido na íntegra no arquivo abaixo.

 

Publicado em 19/10/22

Texto e Fotos: Nilzete Brito
Assessora de Comunicação
Câmara Municipal de Petrolina – PE

 

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support