Atualizado em: 5 de dezembro de 2022 às 12:52h
Encontre o que você precisa aqui:

Autor: Nilzete Brito

Vereadores de Petrolina se reúnem com equipe diretora do Hospital Dom Malan/IMIP

Vereadores da Câmara Municipal de Petrolina estiveram em reunião com a diretoria do Hospital Dom Malan/IMIP na manhã desta quarta-feira (17) para tratar sobre o caso da adolescente Maria Eduarda de 13 anos que faleceu enquanto aguardava por uma vaga de UTI na semana passada. Participaram do encontro o presidente da Comissão de Saúde, vereador […]

17/08/2022 13h48 Atualizado há 4 meses atrás

Vereadores da Câmara Municipal de Petrolina estiveram em reunião com a diretoria do Hospital Dom Malan/IMIP na manhã desta quarta-feira (17) para tratar sobre o caso da adolescente Maria Eduarda de 13 anos que faleceu enquanto aguardava por uma vaga de UTI na semana passada.

Participaram do encontro o presidente da Comissão de Saúde, vereador César Durando, como também os vereadores Marquinhos Amorim, Capitão Alencar e Samara da Visão. O grupo foi recebido na Diretoria do Hospital pela Diretora Médica, Tatiana Cerqueira e pela Diretora de Enfermagem, Fátima Michele Leal.

Durante a reunião, os vereadores apresentaram os principais questionamentos sobre o assunto com o objetivo de obter respostas por parte do hospital. A diretoria informou que uma sindicância foi aberta para apurar o caso. “Maria Eduarda chegou com muitas comorbidades. A gente abriu uma sindicância para analisar o prontuário, ainda estamos entendendo o que aconteceu, por isso ainda não posso dar todas as informações”, declarou Tatiana Cerqueira, Diretora Médica.

De acordo com as diretoras, a equipe de apuração é composta por três profissionais especialistas, sendo dois médicos e um enfermeiro que não atuaram no caso, procedimento padrão para manter a imparcialidade da análise. Os profissionais irão estudar o ocorrido e apresentar um relatório final dentro de quinze dias.

Ainda segundo as diretoras, o Hospital Dom Malan/IMIP conta atualmente com 10 leitos de UTI infantil, sendo seis de neonatal e quatro pediátricos, além de 18 leitos de alto risco que atendem Petrolina e mais 53 municípios. Sobre a possibilidade de transferência de pacientes, Dra. Tatiana informou que esta é uma função da Central de Regulação Interestadual de Médicos que cuida de todos os trâmites para que o paciente seja recebido em outra unidade médica.

Sobre as queixas de falta de medicamento, a diretora Tatiana esclarece que desconhece a ocorrência do problema na unidade e que a equipe não mede esforços para conseguir a medicação necessária. A Comissão de Saúde irá elaborar um relatório com as informações da reunião ocorrida nesta manhã.

Contexto

Maria Dulce, mãe de Maria Eduarda, compareceu ao Plenário da Câmara de Petrolina na última quinta-feira (11) manifestando protesto pelo falecimento da filha e pedindo para ser ouvida pela Casa. Ao final da Sessão, a mãe e familiares que a acompanhavam foram recebidos no Gabinete da Presidência pelo presidente Aero Cruz, bem como por vereadores representantes da Comissão de Saúde, além de vereadores da bancada de situação e de oposição. Após ouvir Maria Dulce, os vereadores se comprometeram, em nome da Casa, em solicitar o encontro com a diretoria do hospital.

 

Publicado em 17/08/22

Texto e Fotos: Nilzete Brito
Assessora de Comunicação CMP


Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support