Atualizado em: 17 de maio de 2024 às 12:09h

Dia Municipal da Cultura do Artesanato de Barro Ana das Carrancas é aprovado em Sessão na Câmara de Petrolina

A data será comemorada anualmente no dia 18 de fevereiro.

12/04/2023 11h17 Atualizado há 1 ano atrás

Na Sessão desta terça-feira (11), foi aprovado na Câmara de Petrolina o Projeto de Lei n° 008/2023, de autoria do Poder Legislativo, que institui o Dia Municipal da Cultura do Artesanato de Barro Ana das Carrancas no Calendário Oficial de Festas, Eventos e Datas Comemorativas do Município.

De acordo com o Projeto, a data será comemorada anualmente no dia 18 de fevereiro, dia no qual é celebrado o aniversário de nascimento de Ana das Carrancas. A iniciativa se deu em homenagem às comemorações do Centenário de Aniversário da artesã, também conhecida como Dama do Barro.

Na justificativa, a autora, vereadora Maria Elena (União Brasil), declara que o Projeto tem como finalidade prestar homenagem à Ana das Carrancas, personalidade que construiu sua história como parte da história de Petrolina, em especial na cultura e na arte do barro. No dia 18 de fevereiro a artesã completaria 100 anos.

Em fevereiro de 2009, foi criada na Câmara de Petrolina a Medalha de Honra ao Mérito da Cultura Ana das Carrancas, por meio de Projeto de Decreto Legislativo de autoria da vereadora. A comenda visa prestigiar pessoas que tenham se destacado com relevantes serviços prestados no âmbito da cultura ao município de Petrolina.

Segundo o texto, na data comemorativa instituída, a Câmara de Vereadores poderá prestar homenagens a pessoas e/ou entidades que se destacaram na área cultural com a Medalha do Mérito Cultural Ana das Carrancas, unindo as duas homenagens com o nome da artesã. A matéria segue agora para sanção do Poder Executivo.

Confira abaixo a íntegra do Projeto de Lei.

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab