Atualizado em: 6 de maio de 2024 às 13:02h

Assinada Ordem de Serviço que autoriza obras de modernização da Câmara de Petrolina

O documento foi assinado na última sexta-feira (28) pelo presidente Aero Cruz, vereadores e autoridades presentes.

31/07/2023 12h13 Atualizado há 9 meses atrás

Em evento realizado na noite da última sexta-feira (28), no Salão de Eventos da Câmara Municipal de Petrolina, o presidente Aero Cruz assinou a ordem de serviço de autorização para início das obras de modernização e ampliação da Casa Plínio Amorim. O evento contou com a presença de autoridades de Petrolina e de cidades vizinhas, além de vereadores, ex-vereadores, servidores da Casa e assessores.

Antes da assinatura, o presidente apresentou imagens do projeto e um vídeo comparativo entre a atual e a nova estrutura, após a modernização. De acordo com o presidente, Petrolina deve ter uma Câmara à altura da cidade, que tem crescido de forma exponencial nos últimos anos.

“Esse dia ficará marcado na história de Petrolina e da Câmara. A nossa estrutura está muito aquém da cidade e a gente precisava dar uma melhor estrutura para o Poder Legislativo. Quero reafirmar que nós vamos tirar esse projeto do papel e a Câmara de Petrolina será a melhor, a mais moderna e mais estruturada do Estado de Pernambuco”, enfatizou o presidente.

Na ocasião, o prefeito Simão Durando falou sobre a importância da iniciativa para a cidade. “A Casa Plínio Amorim é a casa do povo, aqui está sendo feita uma modernização para atender cada vez mais os vereadores e a população, para ter debate das leis, e quem ganha com isso é a cidade de Petrolina. Aqui hoje está se mostrando que nós somos a terra dos impossíveis, da melhor Câmara do Nordeste do país”, declarou o prefeito.

Dentre as principais mudanças apresentadas estão a ampliação do Plenário, com capacidade para 130 pessoas e instalação de painel eletrônico, construção de auditório para 50 pessoas, novas salas e gabinetes, guarita, aumento da recepção com instalação de detectores de metais, novos banheiros, além de recursos de acessibilidade, como banheiros PCD e elevador. Como medida de sustentabilidade, a nova estrutura irá contar ainda com a implantação de energia solar, o que irá proporcionar maior economia de recursos.

As obras têm previsão de início para esta semana. No entanto, o retorno das Sessões Ordinárias, que acontece na próxima terça-feira (01), ainda será no Plenário da Câmara. Dentro de algumas semanas, com o fechamento da sede para as obras, as Sessões passarão a ser realizadas no auditório da Fundação Nilo Coelho.

Texto: Nilzete Brito

Fotos: Alexandre Justino e Erlan Alexandre