Atualizado em: 1 de maio de 2024 às 13:18h

Câmara de Petrolina encerra ano legislativo de 2023 e apresenta dados das atividades realizadas

A Casa Plínio Amorim realizou nesta quinta-feira (21) a última Sessão do ano. As Sessões Ordinárias retornam em fevereiro.

22/12/2023 11h30 Atualizado há 4 meses atrás

Nesta quinta-feira (21), a Câmara Municipal de Petrolina realizou a última Sessão Ordinária de 2023, encerrando o ano legislativo. Ao todo, de fevereiro a dezembro, a Casa realizou 68 Sessões Ordinárias, 53 Sessões Solenes e nove (09) Audiências Públicas. De autoria do Poder Legislativo, foram aprovados 54 Projetos de Lei, três (03) Projetos de Resolução, 2274 Indicações e 726 Requerimentos.

De iniciativa do Poder Executivo, em 2023 foram aprovados pela Câmara 29 Projetos de Lei e um (01) Projeto de Lei Complementar. Este ano, durante a aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA), os vereadores apresentaram o maior número de emendas já realizadas pela Casa Plínio Amorim, com um total de 684 emendas, das quais somente 14 foram rejeitadas.

Em aspectos estruturais, em 2023, a Casa modernizou os itens de informática para gabinetes e setores administrativos, com aquisição de novos computadores, impressoras e outros equipamentos, além das obras de ampliação e modernização do prédio da Câmara que foram iniciadas em julho deste ano. Em relação à capacitação, este ano a Casa promoveu o aprimoramento de vereadores e de servidores com a participação em treinamentos relacionados às suas respectivas áreas de atuação.

O presidente Aero Cruz (MDB) realizou um balanço das ações e destacou uma redução nas despesas da Casa, em comparação ao ano anterior. Em 2022, as despesas totalizaram cerca de 25 milhões, já este ano o valor foi reduzido para 21 milhões. “Nós fizemos um planejamento, reduzimos muito em algumas ações de diárias, e no geral tivemos uma diminuição nos custos”, declarou o presidente.

A expectativa para o próximo ano é de retorno das atividades da Câmara para a sede própria. “Nós teremos uma Câmara de Vereadores com uma melhor estrutura para a população, para os servidores e para os vereadores. Nós estamos com essa expectativa, para que no próximo ano já tenhamos voltado para a nossa sede”, concluiu o presidente Aero.