Atualizado em: 26 de abril de 2024 às 12:26h

Câmara de Petrolina homenageia mulheres em Sessão Solene do Dia Internacional da Mulher

Durante o evento, 41 mulheres receberam a Comenda de Honra ao Mérito do Dia Internacional da Mulher.

08/03/2024 10h24 Atualizado há 2 meses atrás

A Câmara Municipal de Petrolina realizou nesta quinta-feira (07) uma Sessão Solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. O evento é realizado anualmente pela Casa Plínio Amorim e este ano contou com a presença de autoridades do Município, além de apresentações da artista Fabiana Santiago.

A cerimônia aconteceu no auditório da Fundação Nilo Coelho que ficou repleto de mulheres de diferentes seguimentos da cidade. A Sessão Solene foi conduzida pela Comissão da Mulher e homenageou 41 mulheres petrolinenses. Os nomes foram indicados pelos vereadores em reconhecimento às suas contribuições desempenhando papéis diversos como mulheres.

A presidente da Comissão da Mulher, vereadora Maria Elena, abriu as falas cumprimentando as homenageadas e citou uma mensagem da luta feminista. “Somos herdeiras das lutas das mulheres de todos os tempos. Vamos acabando com a teia da dominação, tirando, uma a uma, as pedras dos nossos caminhos, para tecermos um mundo de fraternidade, mas antes de igualdade, porque não existe fraternidade sem igualdade”, mencionou a vereadora.

A vereadora Samara da Visão usou a palavra para reforçar conquistas. “Hoje honramos mulheres que lutaram muito para que tivéssemos esse espaço, junto aos homens, de igualdade. A mulher tem capacidade de ser o que ela quiser ser, seja na política, seja como médica, juíza, tantas mulheres batalharam para que hoje conseguíssemos estar aqui”, enfatizou Samara.

A vereadora Lucinha Mota relembrou a importância histórica da data, Oito de março é um dia, sim, muito importante porque ele celebra e marca uma história de lutas de mulheres que morreram, que perderam sua liberdade, para nos dar hoje o direito de usar maquiagem, o direito de votar, muitas deram a sua vida, mas não usufruíram desses direitos”, relembrou.

Na oportunidade, as homenageadas receberam a Comenda de Honra ao Mérito ao Dia Internacional da Mulher. Ao final da solenidade, o presidente Aero Cruz entregou flores à Primeira-Dama de Petrolina, Alinne Durando, homenageando todas as mulheres do Município. Confira abaixo a relação das homenageadas:

Maria Edelzuíta de Souza

Maria de Fátima da Silva