Atualizado em: 24 de abril de 2024 às 13:19h

Sessão Especial da Câmara de Petrolina homenageou mulheres petrolinenses na última quinta-feira (10)

A Câmara de Vereadores de Petrolina realizou nesta quinta-feira (10) uma Sessão Especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O evento foi realizado e presidido pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e contou com a presença de 36 homenageadas de diversos segmentos da sociedade, além dos vereadores e convidados. A Sessão Solene […]

11/03/2022 9h00 Atualizado há 2 anos atrás

A Sessão Solene foi conduzida pela jornalista Maria Lima e a programação incluiu apresentações musicais de Raquel Wesley, que é cantora, escritora e compositora, e também da cantora Vera de Maria Maga, que atualmente participa do The Voice+. A cerimônia contou ainda com a apresentação teatral da artista Fernanda Luz, que interpretou a cena “Rito de Cura” do espetáculo Rua dos Encantados da Cia de Teatro Sarau das Seis.

Na abertura, a presidente da Comissão, vereadora Maria Elena, falou sobre a escolha das homenageadas. “Nós conseguimos montar uma Tribuna de Honra de mulheres, diversa e representativa, de vários segmentos. Que vocês se sintam abraçadas e recebam o reconhecimento, não só de nós, componentes da Comissão da Mulher, mas de cada um dos vereadores desta Casa”, declarou.

A relatora da Comissão da Mulher, vereadora Samara da Visão, incentivou a participação feminina na sociedade. “Nós somos mulheres fortes e precisamos ocupar os espaços de decisão, de direitos, que muitas vezes nos são negados. Hoje o nosso cenário ainda é muito tímido, somos 23 vereadores e apenas duas mulheres. Nós somos a maioria da população, precisamos acreditar mais em mulheres”, afirmou a vereadora.

Durante a cerimônia houve participação das homenageadas na Tribuna, dentre elas a Chefe-Geral da EMBRAPA, Maria Auxiliadora Coelho de Lima, a Diretora do Sistema Grande Rio, Ana Amélia Coelho, a presidente da Comissão da Mulher na OAB, Dra Ariana Carvalho, a representante das Mulheres de Terreiro, Tereza Silva, a empresária de eventos, Jaqueline Maia, além da líder Comunitária, Maria do Socorro Souza, da professora Socorro Lacerda, da pastora Maria Dijane Silva, e de Lucinha Mota.

Na ocasião fizeram parte da Tribuna de Honra 36 mulheres que se destacam em suas áreas de atuação, em diversos segmentos da sociedade petrolinense. Os nomes foram selecionados com base no histórico de contribuições efetivas para as causas de interesse das mulheres. As homenageadas irão receber posteriormente a Medalha Josepha Coelho. Foram elas:

ADRIANA DE SOUZA LEÃO – Administradora / Historiadora

AGUIDA MARIA ULISSES SOBREIRA – Médica Ginecologista