Atualizado em: 2 de dezembro de 2021 às 9:55h
Encontre o que você precisa aqui:

Sessão Solene em homenagem ao Dia da Consciência Negra é realizada na Câmara de Petrolina

Início Sessão Solene em homenagem ao Dia da Consciência Negra é realizada na Câmara de Petrolina

Foi realizada na última quinta-feira (18), pela Câmara de Vereadores de Petrolina, uma Sessão Solene em alusão ao Novembro Negro e ao Dia da Consciência Negra, celebrado anualmente no Brasil no dia 20 de novembro. O evento aconteceu no Plenário da Casa Plínio Amorim e contou com a participação de diversos representantes da cultura negra na região do Vale do São Francisco, além de artistas e músicos locais.

A Sessão teve como mediadora a Radialista Ângela Santana, e fizeram parte da mesa o autor do requerimento que motivou o encontro, o vereador Gilmar Santos, a vereadora Maria Elena, a representante da Secretaria de Desenvolvimento Social, Bruna Ruana, o representante da Frente Negra do Velho Chico, o Professor Doutor Nilton de Almeida, a representante da Associação Espírita e de Cultos Afro-Brasileira (AECAB) dos Povos de Terreiro, Mãe Estela, e a professora Dulcineide Coelho, representando a GRE de Petrolina.

Na abertura da Sessão, o vereador Gilmar Santos afirmou que a data serve para reafirmar que a luta não é apenas uma representação simbólica. “Todas as lutas que os nossos antepassados fizeram, e as lutas que nós continuamos fazendo, são por questões concretas. Nós queremos terra, educação, saúde, emprego com dignidade. Nós queremos participar da cidade, queremos cultura e a nossa cultura respeitada”, declarou.

A representante da Associação Espírita e de Cultos Afro-Brasileira (AECAB) e dos Povos de Terreiro, Mãe Estela, falou sobre as dificuldades e pediu o apoio das autoridades. “Nosso povo existe, nós estamos aqui. Infelizmente, o nosso povo só é lembrado em novembro, nós queremos ser vistos o ano inteiro. No Brasil nós sofremos perseguição, estão acabando com os nossos terreiros que levam anos para serem construídos. Não respeitam o nosso Sagrado, nós precisamos do apoio de vocês”, afirmou.

Representando o Poder Executivo, a Secretária Executiva de Juventude, Direitos Humanos, Mulher e Acessibilidade, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Social, Bruna Ruana, apresentou ações e afirmou que em 2021 foi inaugurado o Núcleo de Direitos Humanos que está à disposição para receber as demandas da comunidade negra. Na oportunidade, a secretária fez o convite para um debate com o tema “Racismo e seus impactos no cotidiano da População Negra” que será realizado na UNIFTC na próxima semana. Após a participação dos convidados, o evento foi encerrado com a apresentação do grupo musical Afoxé Filhos de Zaze.

Compartilhar

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support