Atualizado em: 2 de dezembro de 2021 às 9:55h
Encontre o que você precisa aqui:

Início Sessão Solene em homenagem ao Dia da Consciência Negra é realizada na Câmara de Petrolina

Foi realizada na última quinta-feira (18), pela Câmara de Vereadores de Petrolina, uma Sessão Solene em alusão ao Novembro Negro e ao Dia da Consciência Negra, celebrado anualmente no Brasil no dia 20 de novembro. O evento aconteceu no Plenário da Casa Plínio Amorim e contou com a participação de diversos representantes da cultura negra na região do Vale do São Francisco, além de artistas e músicos locais.

A Sessão teve como mediadora a Radialista Ângela Santana, e fizeram parte da mesa o autor do requerimento que motivou o encontro, o vereador Gilmar Santos, a vereadora Maria Elena, a representante da Secretaria de Desenvolvimento Social, Bruna Ruana, o representante da Frente Negra do Velho Chico, o Professor Doutor Nilton de Almeida, a representante da Associação Espírita e de Cultos Afro-Brasileira (AECAB) dos Povos de Terreiro, Mãe Estela, e a professora Dulcineide Coelho, representando a GRE de Petrolina.

Na abertura da Sessão, o vereador Gilmar Santos afirmou que a data serve para reafirmar que a luta não é apenas uma representação simbólica. “Todas as lutas que os nossos antepassados fizeram, e as lutas que nós continuamos fazendo, são por questões concretas. Nós queremos terra, educação, saúde, emprego com dignidade. Nós queremos participar da cidade, queremos cultura e a nossa cultura respeitada”, declarou.

A representante da Associação Espírita e de Cultos Afro-Brasileira (AECAB) e dos Povos de Terreiro, Mãe Estela, falou sobre as dificuldades e pediu o apoio das autoridades. “Nosso povo existe, nós estamos aqui. Infelizmente, o nosso povo só é lembrado em novembro, nós queremos ser vistos o ano inteiro. No Brasil nós sofremos perseguição, estão acabando com os nossos terreiros que levam anos para serem construídos. Não respeitam o nosso Sagrado, nós precisamos do apoio de vocês”, afirmou.

Representando o Poder Executivo, a Secretária Executiva de Juventude, Direitos Humanos, Mulher e Acessibilidade, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Social, Bruna Ruana, apresentou ações e afirmou que em 2021 foi inaugurado o Núcleo de Direitos Humanos que está à disposição para receber as demandas da comunidade negra. Na oportunidade, a secretária fez o convite para um debate com o tema “Racismo e seus impactos no cotidiano da População Negra” que será realizado na UNIFTC na próxima semana. Após a participação dos convidados, o evento foi encerrado com a apresentação do grupo musical Afoxé Filhos de Zaze.