Atualizado em: 1 de maio de 2024 às 13:18h

Vereadora Lucinha Mota é empossada na Câmara Municipal de Petrolina

A posse aconteceu na manhã da última segunda-feira (23), no auditório da Fundação Nilo Coelho.

24/10/2023 8h16 Atualizado há 6 meses atrás

Foi realizada na manhã desta segunda-feira (23), no auditório da Fundação Nilo Coelho, a cerimônia de posse da vereadora diplomada pela Justiça Eleitoral na última sexta-feira (20), Lucinha Mota. Fizeram parte da Mesa o presidente da Câmara de Petrolina, vereador Aero Cruz, o 1º secretário da Mesa Diretora, vereador Rodrigo Araújo, o Assessor Especial da governadora Raquel Lyra, Guilherme Coelho e também os vereadores Ronaldo Silva, Diogo Hoffmann, Gilmar Santos e Capitão Alencar.

Na ocasião, em cumprimento ao que dispõe o Regimento Interno da Casa, Lucinha proferiu o juramento lido pelo presidente e, em seguida, foi declarada empossada. Após o ato de posse, os demais participantes da Mesa usaram a palavra e deram as boas-vindas à nova vereadora. O Assessor Especial, Guilherme Coelho, representando a governadora Raquel Lyra, discursou explanando sobre a trajetória de Lucinha.

“Existe uma frase que fiz ‘a justiça tarda, mas não falha’, ela tem tudo a ver com você. Quando perdeu sua filha, você foi uma gigante clamando por justiça, não só dentro do estado ou do país, mas até fora do Brasil. E depois, de novo, na sua vida, a justiça tarda, mas não falha. Você hoje está sendo empossada vereadora de Petrolina. Antes de chegar aqui, você ocupou um cargo muito importante no governo do estado, convocada pela governadora Raquel Lyra, mas o mandato vem do povo, é legítimo, e nós estamos aqui para representá-lo”, declarou Guilherme Coelho.

Ao usar a Tribuna, a vereadora empossada falou sobre sua motivação para estar no meio político. “O que aconteceu comigo e com a minha família, a injustiça e a violência me impulsionaram a seguir um novo rumo. A minha presença aqui, nessa Casa Legislativa, deve servir de exemplo para todas as famílias e cidadãos comuns que não possuem laços com a política, mas que desejam contribuir para o desenvolvimento da nossa cidade. Eu enfrentei obstáculos para chegar a este espaço, mas consegui graças ao poder do povo, o voto, que me concedeu esta oportunidade e estou comprometida e retribuir o apoio que recebi,” afirmou Lucinha.

As vereadoras Maria Elena de Alencar e Samara da visão, que formam a bancada feminina na Casa, apresentaram justificativa de ausência por estarem em um compromisso em Recife.

Decisão Judicial

A vacância do cargo se deu em cumprimento à decisão da Justiça Eleitoral que resultou na cassação do mandato do ex-vereador Júnior Gás e na anulação dos votos obtidos pelo partido Avante nas eleições de 2020. A posse da nova vereadora ocorreu após o reprocessamento da totalização dos votos proporcionais e da diplomação de Lucinha Mota pela Justiça Eleitoral.