Vereadores discutem situação da falta de água em Petrolina e solicitam providências para solucionar o problema

O tema tem sido debatido com frequência pelos parlamentares mediante a quantidade de bairros afetados por interrupções no abastecimento de água no município.

11/10/2023 12h20 Atualizado há 7 meses atrás

Na Sessão Ordinária desta terça-feira (10), a falta de água em diversas regiões de Petrolina foi um dos temas trazidos ao plenário da Câmara. Além das discussões sobre o assunto, vereadores apresentaram Requerimentos direcionados à Companhia Pernambucana de Saneamento – COMPESA, solicitando soluções para que haja o reabastecimento de água na cidade, em especial nos bairros em que a interrupção do serviço ocorre com maior frequência.

Entre as proposições trazidas sobre o assunto, foi apresentado o Requerimento nº 551/2023, de autoria do vereador Wenderson Batista, que solicita providências em caráter de urgência, para o restabelecimento do abastecimento de água na comunidade do Assentamento Lyndolpho Silva, localizado no Km 45, próximo a Pau Ferro, zona rural de Petrolina. De acordo com a justificativa, os moradores estão sem o fornecimento devido desde o mês de agosto, tendo cessado o referido serviço sem prévio aviso e de forma injustificada.

Outra matéria sobre o tema foi o Requerimento nº 550/2023, de autoria do vereador Capitão Alencar, que solicita à governadora Raquel Lyra, ao Diretor-Presidente da COMPESA, Alex Machado Campos, e ao Gerente Regional da COMPESA, Alexsandro Chaves da Silva para que seja construída uma caixa d’agua elevada na zona leste do Município. Na justificativa, o parlamentar afirmou que profissionais técnicos consideram que a iniciativa traria maior estabilidade no abastecimento de água para os moradores da região, uma vez que a população sofre com recorrentes interrupções do serviço.

Também sobre esse assunto, foi apresentado o Requerimento nº 547/2023, de autoria da vereadora Maria Elena, para que seja formulado pedido ao Gerente Regional da COMPESA, Alexsandro Chaves, para providenciar solução quanto ao desabastecimento de água em toda a Petrolina, principalmente nos bairros periféricos, em especial o Residencial Novo Tempo, cujos moradores divulgaram por meio de vídeos nas redes sociais a precariedade no abastecimento de água.

Após a defesa das proposições, os Requerimentos e Indicações foram aprovados por 20 votos a zero, e demais parlamentares retomaram o assunto ao fazer o uso da palavra. A transmissão completa da Sessão pode ser conferida no canal oficial da Câmara de Petrolina no YouTube.